Adriana Accorsi pleiteia programa estadual para tratamento da endometriose
Com o objetivo de instituir em Goiás diretrizes para programa estadual de tratamento de endometriose e assegurar a saúde das mulheres, a deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) protocolou na Assembleia Legislativa de Goiás a propositura nº10471/22.
A matéria estabelece que caberá ao poder público, através do sistema de saúde, realizar a detecção precoce da doença, avaliações médicas periódicas, exames laboratoriais, além de campanhas de conscientização e orientação nos municípios goianos. Para isso, a iniciativa propõe cooperações entre a rede de saúde pública e privada e divulgação nas escolas, eventos públicos, congressos e palestras médicas promovidos e realizados pelo Governo de Goiás.
A deputada apontou a importância da saúde das mulheres para justificar a preposição. Ela pontua que dores intensas e infertilidade são efeitos colaterais da doença e, por isso, o tratamento adequado e dignóstico precoce são essenciais para efetividade do tratamento. A deputada ressalta o impacto financeiro que a endometriose ocasiona aos cofres públicos: mais de 183 bilhões de reais foram gastos em 2012 com hospitalizações e internações.
A matéria foi aprovada preliminarmente e será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para análise e relatoria.