Programa “Eleições Para Todos”
A edição desta semana do programa “Eleições para Todos”, que vai ao ar nesta quinta-feira, 1º, coloca em pauta a questão da acessibilidade. A exibição acontece a partir das 21 horas, pelo site oficial do Parlamento goiano e, ainda, pelo canal do Youtube, onde fica disponível. Para falar sobre o assunto, o entrevistado da vez é o assessor de imprensa do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Brazil Nunes.
O servidor da Justiça Eleitoral é deficiente físico e, recentemente, estrelou campanha do órgão voltada para eleitores com deficiência física e/ou mobilidade reduzida. A ação publicitária foi veiculada em televisões e rádios de todo o Brasil para informar sobre o prazo de solicitação à Justiça Eleitoral para votar em uma seção especial, espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior segurança no momento do voto.
Brazil Nunes inicia a conversa explicando que acessibilidade é, sobretudo, garantir que pessoas que tenham alguma deficiência possam ter acesso aos mesmos lugares que qualquer outro cidadão. Segundo ele, cerca de 28 mil eleitores solicitaram votação em seção especial em Goiás neste ano e, nacionalmente, a quantidade de solicitações cresceu 37% desde as últimas eleições.
O assessor de imprensa conta que a Justiça Eleitoral atua em diferentes frentes para garantir a acessibilidade desde a seleção dos lugares a se tornarem seção eleitoral até o próprio dia da votação. Em sua visão, o principal desafio diz respeito justamente à estrutura física dos prédios, que, muitas vezes, não é acessível.
“É um problema que precisa ser trabalhado na sociedade em geral. As construções precisam ser acessíveis o tempo inteiro, essa não é uma dificuldade que as pessoas com deficiência têm só um dia a cada quatro anos, é um desafio diário”.
Apesar de o prazo de solicitação para votar em seção especial ter se encerrado em 18 de agosto, Nunes orienta os que porventura perderam a data a irem ao seu respectivo local de votação no dia 2 de outubro e entrarem em contato com o presidente da seção. “Nós fazemos o possível para garantir o direito do voto”, assegura. Vale lembrar que o cuidado contempla também idosos, gestantes, acidentados ou quaisquer pessoas com dificuldades motoras.
Durante o programa, Brazil Nunes comenta também sobre a repercussão da campanha da Justiça Eleitoral que protagonizou e elenca mais iniciativas do órgão para tornar a cidadania através do voto uma possibilidade para todos os brasileiros.