Ícone alego digital Ícone alego digital

Santa Cruz, capital de Goiás

25 de Agosto de 2022 às 10:45
Crédito: Divulgação Prefeitura de Santa Cruz de Goiás
Santa Cruz, capital de Goiás
Transferência da Capital para a cidade de Santa Cruz de Goiás
Cidade no Sul do estado será consagrada capital simbólica de Goiás nesta 6ª-feira, 26, em comemoração aos 293 anos de existência. Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário serão instalados na cidade.

Em alusão aos 293 anos da cidade de Santa Cruz de Goiás, o município será agraciado com o título de Capital do Estado nesta sexta-feira, 26. Na ocasião, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário serão transferidos e instalados simbolicamente na cidade que dista 125 km da Capital e é vizinha dos municípios de Palmelo, Pires do Rio e Cristianópolis, na mesorregião Sul de Goiás.

Conforme informações da Secretaria-Geral da Governadoria, a solenidade acontece na Praça da Matriz. O governador Ronaldo Caiado chegará ao local às 9 horas, quando ocorrerá a instalação dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Também ocorre um cerimonial militar, seguido dos pronunciamentos. Vários parlamentares marcarão presença no evento.

O evento contará com um passeio completo das autoridades pela cidade. A chegada do governador Ronaldo Caiado (UB) está prevista para às 9 horas. Na sequência, terá início a solenidade de instalação dos Poderes no município. A presença da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado, também está confirmada.

Ao discursar durante a mesma celebração no ano de 2019, o governador Ronaldo Caiado destacou a importância de se preservar as tradições da cidade. "Me orgulha a história de Goiás, mesmo estudando muitos anos fora do meu estado, eu nunca perdi meu sotaque e a fé no meu povo. Mais importante do que realçar a nossa história é resgatar todos aqueles que tanto contribuíram para que Goiás chegasse a condição de ser um estado com potencial de melhorar a qualidade de vida de todos”, considerou o chefe do Executivo. 

Naquele mesmo ano, vale lembrar, a cidade recebeu, pela primeira vez, o evento por força de lei. Isso porque no ano de 2018, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou um projeto de lei que instituiu, no calendário oficial do Estado, a transferência simbólica da Capital de Goiânia para Santa Cruz de Goiás. À época, a proposta foi apresentada conjuntamente pelos deputados Gustavo Sebba (PSDB) e Lincoln Tejota (Pros).

A última edição do evento foi realizada na Praça Matriz da cidade e teve início com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal. Na sequência, foi apresentado um desfile das forças policiais na cidade. Também houve apresentações musicais de alunos do Colégio Estadual Antônio Ramos Caiado antes dos pronunciamentos. Para este ano, a expectativa é de que as mesmas apresentações se repitam. 

Apesar da legislação responsável pela transferência legal da Capital para a Santa Cruz de Goiás ter entrado em vigor no ano de 2019, as comemorações seguintes precisaram ser suspensas em razão da pandemia da covid-19. Com a retomada do controle epidemiológico da doença, bem como o achatamento da curva do número de casos, a celebração foi retomada. 

Histórico

Em 27 de agosto de 1729 o bandeirante Manoel Dias da Silva alojou-se em um sítio e, em agradecimento a Deus por encontrar muito ouro, ergueu uma grande cruz, na qual escreveu: “Viva el Rei de Portugal”. Ele afirmou que aquele seria o futuro arraial de Santa Cruz. As primeiras habitações foram construídas junto à cruz erguida e, também, à capela de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da cidade. A cidade tem população estimada de cerca de 3 mil habitantes.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.