Declaração de Itapuranga como Capital Goiana da Agricultura Familiar é publicada no Diário Oficial do Estado
Recebeu sanção da Governadoria e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 21.490 (originalmente projeto de lei nº 8155/21), de autoria do deputado Wagner Camargo Neto (PRTB), que declara o município de Itapuranga como “Capital Goiana da Agricultura Familiar”.
Wagner Neto argumenta que “74,23% dos estabelecimentos agropecuários em Itapuranga pertencem à agricultura familiar”, conforme Censo Agropecuário de 2017 do IBGE. A Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP) revela que Itapuranga possui 1.830 famílias que vivem da agricultura familiar.
O autor da lei ainda aponta que a “agricultura familiar itapuranguense é uma das responsáveis pela maior parte dos estabelecimentos agropecuários do estado de Goiás” e que “essa formação fundiária basicamente se dá por meio do processo de divisão de terras entre as famílias numerosas”.
Agricultores familiares realizam há 19 anos no município a Feira da Agricultura Familiar, com 130 famílias, em média, comercializando seus produtos. A feira especial é realizada às quintas-feiras, entre às 17h e 19h, na Praça Castelo Branco e moradores do município aprovam a iniciativa.