Ícone alego digital Ícone alego digital

Talles Barreto propõe garantir direitos trabalhistas de profissionais da enfermagem

14 de Outubro de 2022 às 07:20

De autoria do deputado Talles Barreto (UB), encontra-se em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás o projeto de nº 10712. Na matéria é proposta a alteração da Lei nº 15.503/2005, que dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais estaduais, além de disciplinar o procedimento de chamamento e seleção públicos. O objetivo é garantir que os profissionais da área da enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares) sejam contratados pelo regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e recebam seus direitos trabalhistas.

De acordo com explicação da justificativa do projeto, tem se tornado comum a contratação, por parte das organizações sociais, de enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem sob a forma de prestação de serviços por empresa legalmente constituída, caracterizando a terceirização ou a quarteirização. Mas com essa modalidade de contratação, as organizações sociais se eximem do pagamento de obrigações trabalhistas, o que caracteriza burla à legislação e acaba por prejudicar e explorar os referidos profissionais.

“São evidentes os prejuízos causados aos profissionais da área da enfermagem diante dessa modalidade de contratação, o que resulta na redução dos salários e de direitos. Nesse sentido, essa proposição pretende alterar a Lei 15.503/2005, que autoriza qualquer contratação permitida na legislação, de forma a garantir aos profissionais a contratação exclusivamente pela CLT, resguardando seus direitos trabalhistas.

A matéria foi encaminhada para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, posteriormente, será enviada para votação do Plenário, em dois turnos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.