Ícone alego digital Ícone alego digital

CCJ aprova veto da Governadoria sobre proposta de instalação de área pet nos parques

18 de Outubro de 2022 às 14:24

Durante a reunião híbrida da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), desta terça-feira, 18, foi aprovado o veto integral ao projeto apresentado pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), que cria espaço fechado denominado “área pet" nos locais de lazer. A matéria, protocolada sob nº 10151/22, foi aprovada por unanimidade pelo colegiado que acatou o parecer pela manutenção do veto apresentado pelo relator, deputado Rubens Marques (UB).  

De acordo com o texto da Governadoria, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), no Despacho nº 706/2022/GAB, apontou que, apesar da norma não apresentar vício formal orgânico, pois a matéria se insere nos temas de fauna e proteção ao meio ambiente, sob o aspecto material, a norma é inconstitucional, por se tratar de proposta legislativa que cria despesa obrigatória sem a estimativa de impacto financeiro e orçamentário. A implementação da lei exige a atuação de agentes públicos na fiscalização do cumprimento de regras para o uso da área pet e na conservação dos espaços, o que acarreta aumento da despesa obrigatória. 

 

Por sua vez, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) advertiu que a instalação da área pet em locais de preservação ambiental deveria levar em conta o plano de manejo de cada área sob pena de, entre outros riscos, contaminar os cursos d'água e o solo, além de atrapalhar a recuperação e a restauração ambiental. 

 

Para reforçar sua opinião acerca do veto total à propositura, a Semad advertiu, ainda, para a importância da análise caso a caso, a fim de instalar espaços fechados para animais domésticos ou domesticáveis.  

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.