Ícone alego digital Ícone alego digital

Projetos parlamentares e do TCE-GO na pauta desta quinta-feira

20 de Outubro de 2022 às 08:25
Crédito: Denise Xavier
Projetos parlamentares e do TCE-GO na pauta desta quinta-feira
Sessão ordinária híbrida
Os deputados realizam sessão ordinária na manhã desta 5ª-feira, 20, com 50 processos aptos à apreciação. Dentre as matérias, 49 são de iniciativa parlamentar, sendo que 31 delas estão aptas para votação definitiva e 18 em fase de primeira apreciação. Em destaque, para votação final, matérias que tratam sobre o cooperativismo e também benefício à saúde dos goianos. A sessão será transmitida pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), no site portal.al.go.leg.br e, ainda, no canal do Youtube.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza nesta quinta-feira, 20, a última sessão ordinária da semana. Na pauta constam 50 processos legislativos aptos à apreciação. Nas demais sessões realizadas durante a semana, os deputados promoveram debates e votaram 63 matérias, 19 delas em fase definitiva, sendo duas assinadas pela Governadoria e outras 17 de autoria de deputados.

Dentre os processos em pauta para votação hoje, 49 são de iniciativa parlamentar, sendo que 31 deles estão aptos para votação definitiva e 18 em fase de primeira apreciação. O único processo oriundo de fora do Parlamento goiano é o de nº 1989/19, encaminhado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e que trata da prestação de contas anual do órgão, referente ao ano de 2018.

Modificações legislativas

Dentre os processos legislativos em pauta para votação definitiva, destaque para o projeto de lei nº 0901/22, de autoria do deputado e presidente da Alego, Lissauer Vieira (PSD). A matéria tem por objetivo promover o avanço do sistema de cooperativas no âmbito do estado de Goiás. O projeto altera as seguintes leis: Lei n°. 15.109, de 02 de fevereiro de 2005, a Lei n°. 18.364, de 10 de janeiro de 2014 e a Lei 20.787, de 03 de junho de 2020. 

O parlamentar espera que essas mudanças possam criar uma nova ordem no sistema de cooperativas em Goiás, estimulando a concessão de incentivos fiscais e financeiros e, ainda, a tomada de crédito. Outra possibilidade é inaugurar a participação das sociedades cooperativistas em processos licitatórios e, por último, trabalhar a isenção do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) para essa categoria.

Em sua justificativa, o deputado sustenta que “o projeto estabelece as diretrizes e os objetivos para o cooperativismo, com um conjunto de diretrizes e regras voltadas para o incentivo à atividade cooperativista e ao seu desenvolvimento no estado de Goiás”. Segundo ele, a lei tem finalidade de criar um conjunto de atividades que serão exercidas por iniciativas públicas e privadas, trazendo benefícios diretos ou indiretos, para todos do setor cooperativista, nos desenvolvimentos sociais, econômicos e culturais.

O projeto de lei prevê, ainda, a criação de instrumentos e mecanismos que estimulem o contínuo crescimento das atividades cooperativistas no estado de Goiás, com apoio técnico e operacional, buscando, inclusive, parceria e a criação da Semana do Cooperativismo.

Saúde

Outra matéria de destaque na pauta, e que também deve ser apreciada em segunda votação, é a protocolada sob o nº 2029/19. Seu texto promove alterações na legislação para garantir aos alunos diabéticos acesso a merenda escolar por meio de cardápio especial adaptado. As alterações são propostas pelo deputado Henrique César (PSC).

As mudanças visam assegurar, ao aluno portador de diabetes, cardápio especial adaptado à sua condição de baixos teores de açúcar e gordura, determinando que as redes estaduais e particulares de ensino deverão fornecer alternativas à merenda escolar do dia, possibilitando que o aluno portador da diabetes “tipo 1” faça sua refeição juntamente aos demais sem agravar sua condição de saúde.

O texto orienta, ainda, que os alunos portadores de diabetes deverão informar a direção da escola ou colégio acerca de tal condição, a fim de que haja tempo hábil para que um nutricionista elabore um novo cardápio adaptado.

De acordo com a justificativa do legislador na matéria, a proposta efetiva a aplicação do princípio da isonomia ao garantir atendimento adequado ao aluno diferenciado, que por motivo de saúde necessita de cardápio especial em sua merenda escolar. “Pela proteção da saúde, sobretudo a dignidade das crianças e adolescente que consomem merenda escolar diariamente nos estabelecimentos de ensino por todo estado de Goiás é que apelamos pela aprovação da presente demanda”, defende o Henrique César.

Segundo o parlamentar, o que se propõe é de extrema necessidade, de modo que se evite que os alunos com diabetes sejam privados ao acesso à merenda escolar ou, após acesso equivocado aos alimentos inapropriados à sua condição tenham relevantes alterações negativas nos índices glicêmicos.

Ambas matérias já foram votadas e aprovadas em primeira fase em Plenário e precisam, agora, de mais uma aprovação em segunda fase antes que estejam aptas à sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). 

Os deputados vão se reunir para apreciar os processos legislativos a partir das 9 horas, pelo sistema híbrido de votações do Parlamento goiano, com parte dos parlamentares trabalhando de forma presencial, no Palácio Maguito Vilela, e outra parte por meio de sistema remoto.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quinta-feira, 20, consulte a pauta prévia.  

Sessões ordinárias  

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.    

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.