Ícone alego digital Ícone alego digital

Proposta de Antônio Gomide, Alego homenageou a Escola Basileu França, em sessão na noite dessa 3ª-feira, 29

30 de Novembro de 2022 às 07:05
Crédito: Carlos Costa
Proposta de Antônio Gomide, Alego homenageou a Escola Basileu França, em sessão na noite dessa 3ª-feira, 29
Sessão solene extraordinária de entrega de Certificado do Mérito Legislativo, em homenagem aos 55 anos da Escola De Artes Basileu França

Atendendo ao requerimento do deputado Antônio Gomide (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na noite dessa terça-feira, 29, sessão solene em homenagem aos 55 anos da Escola do Futuro em Artes Basileu França (EFG), com entrega de Certificado do Mérito Legislativo a professores da instituição homenageada.  

A solenidade teve lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego. Após abrir a sessão, com execução do Hino Nacional Brasileiro, Gomide fez seu pronunciamento. Ele falou da alegria em poder prestar reconhecimento a uma instituição de ensino que tem elevado o nome de Goiás em nível nacional e internacional.

O deputado lembrou a história da instituição, que foi criada em 1976, como Escola de Artes Veiga Valle, inspirada na Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro. Enfatizou os avanços da escola até chegar ao patamar atual. E frisou, também, a alegria dele em entregar o Certificado do Mérito Legislativo a pessoas que fizeram a diferença, contribuindo para a ascensão da unidade homenageada.   

Sob presidência de Antônio Gomide, compuseram a mesa da solenidade: Márcio César Pereira, secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi); professora Lóide Batista Magalhães Silva, diretora da Escola do Futuro (EFG) em Artes Basileu França; e Ney Nogueira, ex-deputado estadual, que representou o ex-governador de Goiás, Alcides Rodrigues, que, em 2010, entregou à população goiana a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. 

Após o pronunciamento de Antônio Gomide, houve apresentação musical do Núcleo de Choro da escola homenageada. E, logo após, fez uso da tribuna da Alego, o secretário Márcio César Pereira, que fez um relato sucinto da ascensão da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Destacou o convênio feito com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para melhorar ainda mais o nível dos profissionais da música e da arte.

Pereira enfatizou que a escola tem, hoje, a Orquestra Filarmônica de Goiás, que está entre as melhores do Brasil, inclusive com um CD de sucesso. Ele frisou, ainda, que os bailarinos e bailarinas formados pela escola disputam o mercado internacional.  

Ato contínuo, passou-se à entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos homenageados, o que foi feito por Antônio Gomide, Márcio César e Lóide Batista. O Núcleo de Choro Basileu França abrilhantou a solenidade com outras músicas. Concluída essa fase, Lóide Batista discursou em nome dos homenageados. Agradeceu ao deputado Antônio Gomide, que, segundo ela, engrandece o Poder Legislativo com suas iniciativas éticas.    

A EFG em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação, que, atualmente, atende mais de 4 mil alunos, “dos 5 anos de idade até aos bem vividos”, conforme enfatizou Lóide. A origem da escola se deu em 1967, na Escola de Arte Veiga Valle, pioneira no segmento da arte em território goiano. Tem como missão produzir e difundir conhecimentos práticos, científicos e saberes no eixo tecnológico de produção cultural e desenvolver a formação integral de profissionais e cidadãos capazes de promover o empreendedorismo na sociedade e contribuir na transformação socioeconômica do estado. 

Gomide ressaltou que, no final de 2001, a Assembleia Legislativa aprovou a criação do Centro de Educação Profissional em Artes nas áreas de artes visuais, dança, música, teatro e circo. Dessa forma, a instituição passou a ter como alvo a oferta de capacitação artística desde a iniciação, com crianças a partir de  5 anos de idade, até a formação superior. 

Destacou outros objetivos da instituição: oferecer uma formação artística e humanística para que o aluno se conscientize de seu papel de agente cultural, artístico, social e político e possibilitar ao aluno o conhecimento prático e o domínio de técnicas e métodos, proporcionando uma visão do fenômeno artístico como forma de conhecimento crítico da realidade e de uma atuação artística transformadora. 

Antes de encerrar a sessão, Gomide parabenizou todos os homenageados e enfatizou novamente a importância da Escola do Futuro (EFG) Basileu França para o estado de Goiás. O deputado convocou outra sessão solene para esta quarta-feira, 30, às 10 horas.  

Homenageados 

Adileia Garcia Ramos 
Adriana Magre de Brito
Adriane Ferreira Carvalho Costa 
Adriano Gomes da Silva 
Alcides Rodrigues 
Amanda Costa e Silva 
Anna Carolina Gonçalves Santos 
Brendo Wesley de Freitas Laurindo 
Camila Barbosa Hebling 
Carolinne Segurado Ribeiro 
Cecília Landi Barreto Malentachi 
Cícera Laurindo da Silva Rodrigues 
Cinthia Caroline de Oliveira 
Daiany Alves de Souza 
Damião Marcelo Ribeiro 
Daniel Jessé Nunes Barbosa 
Dayane Porto Pedrosa de Brito 
Edna Cândida Martins de Sá 
Elcivan Luciano Lima 
Eliel Moreira Ferreira e Silva 
Eliseu Ferreira da Silva 
Erick dos Santos Félix 
Flávia Cristina Honorato dos Santos 
Flavia Maria Cruvinel 
Flávio Vinícius Francisco Cavalcante 
Gisele Jacinto Lopes 
Gustavo Luiz Aprígio dos Santos 
Helaine Paula e Souza 
Helio Nogueira Froes 
Hermínio Alves Fernandes Júnior 
Iolene Mesquita Lobato 
Irane Viana Machado 
Jesus Pedro Frias Paiva 
João Fernandes da Silva Neto 
João Hernane da Silva 
Joel Sant’anna Filho 
Jorcelino Braga 
José Teodoro Coelho 
Juliano de Castro Silvestre 
Karine Ramaldes Vieira 
Letícia Luana Collen Sousa Santos 
Lóide Batista Magalhães Silva 
Luis Guilherme Barbosa dos Santos 
Marcelo Eugênio Carneiro 
Márcio Cezar Pereira 
Martins Arão Lima 
Mellina Marcelino Fioretti 
Mychelly Ferreira Carlos Simões 
Olga Dolganova 
Paulo José Amércio Rolim 
Rafael Ribeiro Blat 
Nonato Mendes 
Rainy Graicy da Cunha Santos Dias 
Raquel Ribeiro de Assis Mota 
Renata Valério Póvoa Curado 
Rodrigo Mallet Duprat 
Rogério Silveira Neves 
Rommel Sena Moraes 
Ronildo Costa Neto 
Rosana Rocha e Silva 
Selestino de Oliveira Campos 
Sheila Oliveira Pires 
Simone Malta Segurado Ribeiro 
Simone Moreira Alves 
Sônia Maria de Araújo 
Tatiane Felipe Lopes 
Weverson Ribeiro da Silva 
Wmarley Antônio Pedro Martins.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.