Proposta de Antônio Gomide, Alego homenageou a Escola Basileu França, em sessão na noite dessa 3ª-feira, 29
Atendendo ao requerimento do deputado Antônio Gomide (PT), a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou na noite dessa terça-feira, 29, sessão solene em homenagem aos 55 anos da Escola do Futuro em Artes Basileu França (EFG), com entrega de Certificado do Mérito Legislativo a professores da instituição homenageada.
A solenidade teve lugar no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, sede da Alego. Após abrir a sessão, com execução do Hino Nacional Brasileiro, Gomide fez seu pronunciamento. Ele falou da alegria em poder prestar reconhecimento a uma instituição de ensino que tem elevado o nome de Goiás em nível nacional e internacional.
O deputado lembrou a história da instituição, que foi criada em 1976, como Escola de Artes Veiga Valle, inspirada na Escolinha de Arte do Brasil, no Rio de Janeiro. Enfatizou os avanços da escola até chegar ao patamar atual. E frisou, também, a alegria dele em entregar o Certificado do Mérito Legislativo a pessoas que fizeram a diferença, contribuindo para a ascensão da unidade homenageada.
Sob presidência de Antônio Gomide, compuseram a mesa da solenidade: Márcio César Pereira, secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi); professora Lóide Batista Magalhães Silva, diretora da Escola do Futuro (EFG) em Artes Basileu França; e Ney Nogueira, ex-deputado estadual, que representou o ex-governador de Goiás, Alcides Rodrigues, que, em 2010, entregou à população goiana a Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França.
Após o pronunciamento de Antônio Gomide, houve apresentação musical do Núcleo de Choro da escola homenageada. E, logo após, fez uso da tribuna da Alego, o secretário Márcio César Pereira, que fez um relato sucinto da ascensão da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. Destacou o convênio feito com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para melhorar ainda mais o nível dos profissionais da música e da arte.
Pereira enfatizou que a escola tem, hoje, a Orquestra Filarmônica de Goiás, que está entre as melhores do Brasil, inclusive com um CD de sucesso. Ele frisou, ainda, que os bailarinos e bailarinas formados pela escola disputam o mercado internacional.
Ato contínuo, passou-se à entrega do Certificado do Mérito Legislativo aos homenageados, o que foi feito por Antônio Gomide, Márcio César e Lóide Batista. O Núcleo de Choro Basileu França abrilhantou a solenidade com outras músicas. Concluída essa fase, Lóide Batista discursou em nome dos homenageados. Agradeceu ao deputado Antônio Gomide, que, segundo ela, engrandece o Poder Legislativo com suas iniciativas éticas.
A EFG em Artes Basileu França é uma instituição ligada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento e Inovação, que, atualmente, atende mais de 4 mil alunos, “dos 5 anos de idade até aos bem vividos”, conforme enfatizou Lóide. A origem da escola se deu em 1967, na Escola de Arte Veiga Valle, pioneira no segmento da arte em território goiano. Tem como missão produzir e difundir conhecimentos práticos, científicos e saberes no eixo tecnológico de produção cultural e desenvolver a formação integral de profissionais e cidadãos capazes de promover o empreendedorismo na sociedade e contribuir na transformação socioeconômica do estado.
Gomide ressaltou que, no final de 2001, a Assembleia Legislativa aprovou a criação do Centro de Educação Profissional em Artes nas áreas de artes visuais, dança, música, teatro e circo. Dessa forma, a instituição passou a ter como alvo a oferta de capacitação artística desde a iniciação, com crianças a partir de 5 anos de idade, até a formação superior.
Destacou outros objetivos da instituição: oferecer uma formação artística e humanística para que o aluno se conscientize de seu papel de agente cultural, artístico, social e político e possibilitar ao aluno o conhecimento prático e o domínio de técnicas e métodos, proporcionando uma visão do fenômeno artístico como forma de conhecimento crítico da realidade e de uma atuação artística transformadora.
Antes de encerrar a sessão, Gomide parabenizou todos os homenageados e enfatizou novamente a importância da Escola do Futuro (EFG) Basileu França para o estado de Goiás. O deputado convocou outra sessão solene para esta quarta-feira, 30, às 10 horas.
Homenageados
Adileia Garcia Ramos
Adriana Magre de Brito
Adriane Ferreira Carvalho Costa
Adriano Gomes da Silva
Alcides Rodrigues
Amanda Costa e Silva
Anna Carolina Gonçalves Santos
Brendo Wesley de Freitas Laurindo
Camila Barbosa Hebling
Carolinne Segurado Ribeiro
Cecília Landi Barreto Malentachi
Cícera Laurindo da Silva Rodrigues
Cinthia Caroline de Oliveira
Daiany Alves de Souza
Damião Marcelo Ribeiro
Daniel Jessé Nunes Barbosa
Dayane Porto Pedrosa de Brito
Edna Cândida Martins de Sá
Elcivan Luciano Lima
Eliel Moreira Ferreira e Silva
Eliseu Ferreira da Silva
Erick dos Santos Félix
Flávia Cristina Honorato dos Santos
Flavia Maria Cruvinel
Flávio Vinícius Francisco Cavalcante
Gisele Jacinto Lopes
Gustavo Luiz Aprígio dos Santos
Helaine Paula e Souza
Helio Nogueira Froes
Hermínio Alves Fernandes Júnior
Iolene Mesquita Lobato
Irane Viana Machado
Jesus Pedro Frias Paiva
João Fernandes da Silva Neto
João Hernane da Silva
Joel Sant’anna Filho
Jorcelino Braga
José Teodoro Coelho
Juliano de Castro Silvestre
Karine Ramaldes Vieira
Letícia Luana Collen Sousa Santos
Lóide Batista Magalhães Silva
Luis Guilherme Barbosa dos Santos
Marcelo Eugênio Carneiro
Márcio Cezar Pereira
Martins Arão Lima
Mellina Marcelino Fioretti
Mychelly Ferreira Carlos Simões
Olga Dolganova
Paulo José Amércio Rolim
Rafael Ribeiro Blat
Nonato Mendes
Rainy Graicy da Cunha Santos Dias
Raquel Ribeiro de Assis Mota
Renata Valério Póvoa Curado
Rodrigo Mallet Duprat
Rogério Silveira Neves
Rommel Sena Moraes
Ronildo Costa Neto
Rosana Rocha e Silva
Selestino de Oliveira Campos
Sheila Oliveira Pires
Simone Malta Segurado Ribeiro
Simone Moreira Alves
Sônia Maria de Araújo
Tatiane Felipe Lopes
Weverson Ribeiro da Silva
Wmarley Antônio Pedro Martins.