Deputados Aqui mobiliza a população de Porteirão
O fim de semana reserva a duas cidades do interior os serviços e atrações do programa da Alego. Porteirão, no Sul goiano, deu boas-vindas ao presidente Bruno Peixoto e deputados, nesta sexta-feira, 20, na Feira Coberta, onde a população teve acesso a atendimentos médicos, veterinários e cuidados estéticos. O município vizinho, Santa Helena, realizou uma sessão solene em tributo a pessoas físicas, jurídicas e ao chefe do Legislativo estadual. Amanhã, a caravana da cidadania desembarca em Acreúna.
Com o recente modelo estendido, a 37ª edição do programa Deputados Aqui tem atividades distribuídas em dois municípios, Porteirão e Acreúna.
Porteirão, 186 km a sudoeste de Goiânia e 93 km a sudeste de Acreúna, recebeu os serviços gratuitos do programa ao longo desta sexta-feira, 20. Amanhã, será a vez de Acreúna receber, como cidade-sede, esta edição do evento.
Ainda hoje, com início um pouco antes das 15 horas, houve sessão solene no município de Santa Helena, também na região. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), esteve entre os homenageados.
Em Porteirão, foi montada uma estrutura na Feira Coberta, ao lado praça de com o nome da cidade. Foram distribuídas 200 senhas de atendimentos oftalmológicos e disponibilizado esse mesmo número de óculos gratuitos para os pacientes que receberam, nas consultas, receitas para usá-los.
Jacqueline Maria Brandão, de 36 anos, com óculos de receita desatualizada e dificuldade para enxergar à distância, era uma das pacientes à espera da consulta. Ela soube do Deputados Aqui porque “todo mundo estava falando nas ruas e nas redes sociais”, e foi ao evento com Manuela, sua filha, que também tinha senha para o oftalmologista, além de ter outra para o dentista e pretender cortar o cabelo, sempre gratuitamente.
As senhas para atendimentos odontológicos totalizaram 40; ginecológico, 50; endocrinológico, 60; cardiológico, 20.
Além de Bruno Peixoto, compareceram o deputado Cairo Salim (PSD) e o segundo suplente Léo Portilho (Podemos), que em 2025 assumiu temporariamente a vaga do colega de partido Henrique César. Do poder público local, estavam o prefeito reeleito Henrique Silva (MDB) e vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Zé Goulart (PSB). Diversos secretários, tanto da Alego quanto de Porteirão, também marcaram presença, assim como o prefeito do município de Vicentinópolis, Ariovaldo Carvalho (PP).
O chefe do Poder Legislativo recebeu, das mãos de Zé Goulart, placa de título de cidadão porteirense.
Foram homenageados, ainda pela manhã, mais de 150 cidadãos da região por relevantes serviços prestados à comunidade.
Deputado enaltece importância de atender municípios pequenos
Houve a entrega, pelos deputados e pelo prefeito, de 11 escrituras de propriedade, simbolizando ação que providenciará, nos próximos dias, mais de cem escrituras para pessoas da região.
“O imposto que você paga aqui na cidade pequena não vale menos do que aquele pago pelos moradores das cidades grandes”, declarou Cairo Salim, ressaltando o fato de o Deputados Aqui se deslocar com frequência para municípios de menor porte. Segundo estimativas do IBGE, Porteirão tinha 4.276 habitantes em 2025.
Bruno Peixoto declarou que, havendo demanda, mais cem óculos gratuitos poderiam ser providenciados. Também se comprometeu a atender ao pedido do prefeito e da primeira-dama e secretaria de Assistência Social, Maria do Carmo, para que o Castramóvel da Alego – que nesta sexta funcionou das 8 às 17 horas – retorne a Porteirão para castrar fêmeas de cães e gatos. Com o objetivo de abranger um número maior de animais, em geral são castrados apenas machos, uma vez que o procedimento neles é mais rápido e simples.
Henrique Silva, o prefeito de Porteirão, agradeceu a Peixoto por “nunca ter dito não à cidade”. “Não teve egoísmo, não teve bandeira [política], e olha quanta gente vai sair daqui hoje com o seu benefício. Estamos colhendo o fruto do que pedimos”, complementou.
Léo Portilho afirmou: “O Deputados Aqui é uma referência em Goiás. O programa escuta as demandas das pessoas, estamos aqui pra isso. Também é muito bom porque muitas vezes a população não conhece o Legislativo [estadual]”.
Pouco após as 11 horas, o tradicional arroz carreteiro foi servido ao público.
Sessão em Santa Helena tem homenagens e inauguração de anexo
Na sessão em Santa Helena, realizada na Câmara Municipal, juntaram-se a Bruno Peixoto, na mesa de trabalhos, o vice-prefeito do município, Ricardo Mendes da Mota (UB), representando o prefeito Iris Parreira (MDB), além de diversas autoridades locais.
Foram homenageadas pessoas físicas e jurídicas (empresas e entidades) de áreas como educação, cultura, esporte e saúde. Também foi celebrada a inauguração de um anexo da Casa de Leis da cidade, que a ampliará em cinco salas.
Presidente do Legislativo municipal, Aduil Júnior (PRD) ressaltou que o anexo significará uma “estrutura para servir melhor”, beneficiando também a população.
“Hoje, nos tornamos irmãos”, declarou Peixoto, que na sessão recebeu o título de cidadão santa-helenense. “Esse título me enche de orgulho”, afirmou comentando, em seguida, a situação política local.