Ícone alego digital Ícone alego digital

Aprovado em primeira fase a redução do ICMS sob rações e suprimentos para gado

01 de Dezembro de 2022 às 15:31

O Legislativo goiano aprovou em primeira fase de discussão e votação na tarde dessa quinta-feira, 1º, durante a Ordem do Dia, o projeto de lei que reduz o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre as rações e suprimentos para gado. A proposição, de autoria do deputado Talles Barreto (UB), tramita na Casa sob o nº 10461/22

A iniciativa tem o objetivo de diminuir o impacto sobre o valor final de produtos oriundos da pecuária, tais como carne, leite e outros, repassados ao consumidor final. “Além de possibilitar maior equilíbrio do mercado, considerando que os produtores estão tendo um alto custo de produção. Com o aumento dos preços, os consumidores reduzem o consumo, o que causa grande desequilíbrio no setor agropecuário, e impacta, negativamente, a economia do estado”, traz a justificativa da matéria.  

O propositor destaca que, nos últimos meses, observou-se um grande aumento no preço do litro de leite. Contudo, o preço pago aos produtores não está cobrindo os custos de produção de criadores. “Assim, a presente proposta visa reduzir o ICMS, almejando compensar a alta do dólar, por meio da redução dos encargos tributários, com a finalidade de reequilibrar a cadeia produtiva e de consumo dos itens de origem agropecuária, pois sabe-se que um dos principais fatores que pressiona gastos é o valor do milho e da soja, que são a base da alimentação dos animais, bem como ração e outros insumos, que são cotados em dólar”, explica.

A matéria precisa ser aprovada em segunda fase de discussão pelo Plenário da Alego, para estar apta a seguir para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.