Pamonhada de Jesúpolis faz parte do Calendário Cultural e Turístico de Goiás
Foi sancionada pelo Poder Executivo e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 21.742, de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB), que inclui no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás a “Pamonhada de Jesúpolis”, do município de mesmo nome, realizada sempre em abril.
Originalmente projeto de lei nº 5521/21 , a matéria foi aprovada em 2022 na Alego. As lavouras de Jesúpolis, no interior de Goiás, contam com a supervisão de um corpo técnico formado por profissionais das Secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura do município, os quais acompanham e orientam os agricultores em todas as etapas de cultivo, desde a análise de solo à colheita. Dentre os cereais que são cultivados na lavoura comunitária, o milho tem papel de destaque. Seu cultivo beneficia todas as famílias de Jesúpolis, cerca de 340, com aproximadamente 2.000 pessoas.
Devido à popularidade que a colheita do milho de Jesúpolis ganhou na região, em sua comemoração, desde 2010 vem sendo realizada a tradicional Pamonhada de Jesúpolis, no mês de abril. O evento conta com a participação de toda a comunidade na confecção das pamonhas, que já está inserida na tradição cultural da região. Na ocasião são confeccionadas aproximadamente 15 mil pamonhas, as quais são distribuídas entre os agricultores e seus familiares, além de ser destinada à merenda escolar.