Ícone alego digital Ícone alego digital

Lincoln Tejota sugere instituição do Dia Estadual da Cannabis Terapêutica a ser celebrado em 27 de novembro

24 de Fevereiro de 2023 às 16:00
Crédito: Maykon Cardoso
Lincoln Tejota sugere instituição do Dia Estadual da Cannabis Terapêutica a ser celebrado em 27 de novembro
Dep. Lincoln Tejota

Embora a humanidade conviva com a Cannabis sativa (nome científico da maconha) há milênios e existam centenas de estudos sobre suas propriedades terapêuticas, o assunto continua sendo um tabu na sociedade. Para promover o debate e a conscientização sobre as potencialidades da planta em tratamentos de saúde, o deputado Lincoln Tejota (UB) sugere instituir o Dia Estadual da Cannabis Terapêutica, a ser celebrado anualmente em 27 de novembro.

O projeto de lei nº 104/23 visa, também, incentivar ações em defesa dos pacientes que necessitam do tratamento com a Cannabis sativa, mas que enfrentam preconceito e dificuldade para adquirir os medicamentos.

“A substância é uma das mais de 50 ativas na planta e não tem efeito psicotrópico. Basicamente, ao entrar na corrente sanguínea e chegar ao cérebro, ela "acalma" a atividade química e elétrica excessiva do órgão”, explica Tejota, na justificativa.

A data foi idealizada por  ativistas por ser emblemática para a luta pela legalização da maconha para fins terapêuticos, pois é o Dia Nacional de Combate ao Câncer. Entre muitos outros usos cientificamente comprovados, o auxílio ao tratamento do câncer, principalmente no controle dos efeitos da quimioterapia, é um dos mais expressivos.

Além disso, a substância é eficiente também no controle de crises em pessoas no espectro autista, tratamento da esclerose múltipla, fibromialgia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), glaucoma, AIDS, epilepsia e dores crônicas e neuropáticas em geral.  

O deputado ressalta que o uso terapêutico da maconha já é regulamentado em diversos países, como Estados Unidos, Canadá, Israel e Austrália. “No Brasil, no entanto, o que existe é a permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação do canabidiol — substância encontrada na Cannabis — nos casos de prescrição médica para o tratamento de epilepsias refratárias às terapias convencionais”, completa.

O projeto passará por análise de constitucionalidade na Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, caso seja aprovado pelo colegiado, seguirá para votação, em duas fases, em Plenário. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.