Representante da UFG defende maior integração das instituições no combate à violência nas escolas
Ricardo Barbosa de Lima, secretário de Promoção da Segurança e Direitos Humanos da Universidade Federal de Goiás (UFG), também marca presença na audiência pública em defesa da segurança nas escolas. Ele salienta o susto em vivenciar uma realidade como esta. “É chocante, para quem está na escola, perceber que nos últimos dois meses tivemos mais ataques que nos últimos 20 anos”, diz
Ele aponta alguns dados sobre ações efetivas para coibir violências nas escolas. Segundo o secretário, além dos largos investimentos que precisam ser realizados, é fundamental que a escola esteja integrada aos diversos órgãos da administração pública, como saúde, assistência social e segurança pública, por exemplo.
Entre os dados que explicitou, Ricardo chama atenção para o perfil dos agressores. Ele ressalta que, na maioria dos casos, a violência parte de estudantes ou ex-alunos. Assim, ele chama atenção para a imprescindibilidade de atividades de conscientização e ajuda psicológica para combater ataques futuros.
Por fim, o secretário reitera que o saldo da violência, além de vidas perdidas, é de educação perdida. “Casos assim aumentam a evasão escolar, diminuem o número de alunos que concluem o ensino médio e, portanto, reduzem o número de estudantes que ingressam nas universidades”, conclui.