Francisco Gedda morre aos 71 anos. Além de deputado na 17ª Legislatura, ele ocupou vários cargos na administração pública
Aos 71 anos, o ex-deputado Francisco Antônio de Carvalho Gedda faleceu na madrugada desta segunda-feira, 26. Ele estava internado em tratamento, por consequência de traumatismo craniano devido a uma queda sofrida em 2014, e vinha enfrentando complicações. Nas últimas duas semanas, seu quadro de saúde se agravou, com o desenvolvimento de infecção bacteriana e constantes convulsões. Na madrugada desta segunda-feira, novas convulsões evoluíram para três paradas cardíacas, levando-o a óbito
O ex-parlamentar, que representava a Região Sudoeste do Estado, integrou a 17ª Legislatura na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e deixa legado político marcado por sua atuação em prol da comunidade goiana. Francisco Gedda, como era conhecido, nasceu em Jataí, no dia 15 de setembro de 1951.
Atendendo ao pedido do próprio Francisco Gedda, seu corpo está sendo velado em Jataí, sua cidade natal, e o sepultamento ocorrerá amanhã, terça-feira, 27, às 10 horas, no Cemitério Municipal da cidade. A Alego e seus parlamentares se solidarizam com a família e amigos nesse momento de dor e prestam homenagens a Francisco Gedda. O presidente da Casa, deputado Bruno Peixoto (UB), assinou nota de pesar decretando luto oficial de três dias, oficializado no Decreto Administrativo nº 3.468, assinado neste 26 de junho no Diário da Assembleia.
Trajetória
Francisco Gedda era filho de Antônio Soares Gedda e Doralice Carvalho Gedda. Casado com Cyl Miquelina Batista Carvalho Gedda, o ex-deputado deixa três filhos: Juliana, Antônio e Francisco. Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), Gedda exerceu a profissão de advogado antes de ingressar na carreira política.
Em 2010, obteve 14.730 votos nas eleições estaduais, o que lhe garantiu o seu mandato na Alego (2011-2015). Filiado à época ao Partido Trabalhista Nacional (PTN), atual Podemos, Francisco Gedda desempenhou um papel fundamental na representação de sua região e na articulação política. Teve ativa participação nos governos de Marconi Perillo (PSDB) e de Alcides Rodrigues (PP).
Antes de sua trajetória na Alego, Gedda ocupou diversos cargos relevantes no serviço público. Foi assessor da Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e atuou como assessor da Secretaria de Educação do Estado. Entre os anos de 1999 e 2001, desempenhou o cargo de superintendente de Administração e Finanças da Secretaria de Cidadania e Trabalho. Em 2002, foi nomeado superintendente administrativo da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Habitação.
Destaca-se ainda sua atuação na melhoria do transporte público, durante seu mandato de 2008 a 2010, quando presidiu a Metrobus Transporte Coletivo S/A. Durante esse período, Gedda empreendeu esforços para a aquisição de seis novos ônibus para o Eixo Anhanguera, além de reformar o piso das plataformas, modernizar os terminais, construir um refeitório e implantar um consultório odontológico para atendimento dos funcionários e seus familiares. Sua gestão também promoveu a reforma do clube dos servidores, visando proporcionar melhores condições de trabalho e bem-estar aos colaboradores.
Além disso, Francisco Gedda foi presidente do antigo PFL/DEM, por três mandatos consecutivos em Jataí. Também ocupou a presidência do PTN, em Goiás, atualmente denominado Podemos. Seu trabalho em prol da comunidade goiana deixa um legado de comprometimento, dedicação e espírito público.