Mudança de nome de escola para homenagear professora vítima de covid-19 recebe sanção da Governadoria
De autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB) foi sancionada pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial a Lei Estadual nº 22.090 (originalmente projeto de lei nº 5979/21), que altera a Lei n° 9.518, de 20 de setembro de 1984, para modificar a denominação do Colégio Estadual Edmundo Rocha. A instituição, localizada no bairro Vera Cruz II, em Goiânia, agora leva o nome da professora Eva Assunção, vítima de covid-19. A matéria foi aprovada na Alego em dois turnos em maio e no início de junho.
A educadora, natural de Araguaína (TO) veio para a capital goiana na década de 90 e fixou moradia no residencial Vera Cruz VI. Foi professora desde 1993 e chegou a ser diretora do colégio mencionado, além de possuir uma extensa lista de serviços prestados ao colégio e à comunidade local, no âmbito da Educação.
“A nova denominação com o nome da professora Eva Assunção, que foi fatalmente vitimada pela covid-19, sendo a mesma de elevada estima pela comunidade local, bem como de pais, alunos e demais servidores do colégio, ou seja, a alteração proposta conta com o apoio e desejo dos stakeholders”, elucida a justificativa parlamentar. O parlamentar pontua, também, na justificativa que a alteração pretendida “não ocasionará prejuízos, vez que persistirá no município de Goiânia outro colégio com a denominação de Edmundo Rocha, garantindo-se assim, a homenagem incipiente para toda a posteridade”. Eva da Silva Assunção morreu no dia 28 de fevereiro de 2021, aos 56 anos.