Alego promove, em parceira com a UFG, seminário sobre IA para servidores do Legislativo
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Escola do Legislativo, realiza, na manhã desta quarta-feira, 1º, evento com participação do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). O encontro, que tem o objetivo de capacitar os servidores da Alego quanto às inovações tecnológicas no campo da Inteligência Artificial (IA) e esclarecer como podem ser aplicadas para melhoria do atendimento público, terá início às 8 horas, no Auditório Carlos Vieira da Casa de Leis.
Há uma semana, vale lembrar, dirigentes da Escola do Legislativo se reuniram para discutir o conteúdo programático do seminário. A reunião também funcionou como um brainstorm (dinâmica em grupo para discutir ideias) a fim de levantar possíveis soluções e demandas que visem facilitar o acesso virtual do usuário, por exemplo, ao acompanhamento dos projetos de lei, pesquisa de documentos, transparência de gastos e consulta de outras informações no Portal da Alego.
A parceria prevê um seminário com palestras de conhecimento geral sobre IA no Poder Legislativo. Além da exposição de portfólios de sucesso da CEIA com empresas públicas e privadas, bem como a formação de mesa redonda para discussão de aplicação de conceitos. Os diretores da CEIA, Anderson Soares e Telma Woerle de Lima Soares, na companhia do pesquisador Heber Nogueira, fizeram considerações importantes de como podem oferecer inovações para a Alego, especialmente nas áreas de documentação e educação.
Para o diretor Soares, é possível trazer novas ideias, bem como melhorar o que já existe. Uma das tendências, segundo ele, é o fim do menu nos portais de informação na internet. "O menu vai morrer. Vai demorar um pouco, porque ele é muito preciso. Porém, é um sistema muito sofisticado para pessoas comuns. O ideal seria o usuário perguntar”, afirmou.
Sobre IA
A Inteligência Artificial é um campo da tecnologia que visa desenvolver estudos para a melhor integração entre máquinas, softwares e o homem, de modo a reproduzir uma interação mais adequada ao desejo do homem na execução dos comandos dos computadores. O objetivo é construir a realização de tarefas de forma mais simples, em sintonia ao comportamento singular de tomada de decisão de cada pessoa.
Atualmente, a IA já é utilizada em mecanismos de pesquisa na internet, para o funcionamento dos carros autônomos, pelas plataformas de redes sociais, dentre outros. Apesar dos benefícios da ferramenta, existe debate a respeito dos limites éticos da tecnologia e do papel desempenhado por ela na sociedade atual.