Exposição fotográfica exaltando belezas ancestrais está na programação do mês da Consciência Negra na Alego
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) promove, nesta terça-feira, 21, a exposição fotográfica "Retratos da Etiópia", da fotógrafa Carolina Tulim. A abertura do evento está marcada para às 17 horas, no saguão do bloco C, da Alego.
A mostra tem como objetivo mostrar as belezas ancestrais das pessoas que vivem na Etiópia. A jornalista e fotógrafa brasileira Carolina Tulim, atualmente residente em Roma, na Itália, traz ao Brasil sua nova exposição, que estreia no mês da Consciência Negra, com retratos feitos em junho de 2023, em expedição fotográfica na Etiópia, na África Oriental.
Além de obter achados arqueológicos com mais de 3 milhões de anos, trata-se de uma região de cultura antiga e extremamente rica e exuberante. As fotos da exposição foram clicadas em um dos locais mais importantes do país, a cidade de Lalibela, que possui 11 igrejas cristãs ortodoxas esculpidas em pedra bruta que datam dos séculos XII e XIII.
Carolina esclarece que, "apesar da língua na Etiópia ser o amárico, que possui inclusive seu próprio alfabeto, a comunicação foi sempre facilitada, seja em inglês ou mesmo por gestos e expressões faciais, pela abertura, pela gentileza e pela hospitalidade das pessoas em Lalibela. Sentimo-nos seguros, bem recebidos e acolhidos pela comunidade durante todo o tempo. E o modo natural como posam para a câmera reflete a bondade genuína que constitui sua forma de ser. A Etiópia é um lugar que, definitivamente, está entre os mais incríveis onde já estive", relata Tulim.