Ícone alego digital Ícone alego digital

Major Araújo afirma que aumento de ICMS vai penalizar os que ganham menos

05 de Dezembro de 2023 às 17:23

Quarto a ocupar a tribuna para discutir o projeto nº 8219/23, que altera o Código Tributário de Goiás para majorar o ICMS de 17% para 19%, o deputado Major Araújo (PL) afirmou que o pronunciamento seria para registrar o voto e o posicionamento contrário ao projeto.  

O parlamentar disse ainda que queria reafirmar o que os colegas, que o antecederam na tribuna, argumentaram dizendo que o aumento de tributos não significa aumento de arrecadação, mas, sim, aumento de inflação, porque o acréscimo na alíquota vai incidir nos preços, que vão aumentar, o que, para ele, vai gerar mais fome e desemprego. “A pessoa vai ter menos para consumir com alimento, com vestuário, com suas despesas essenciais. Penaliza quem consome todo seu salário, aquele que ganha um salário mínimo, menos de um mínimo, dois salários mínimos, esses consomem todo seu salário com produtos para sua sobrevivência”.

Major lembrou que os que ganham mais, como os próprios deputados, investem na compra de imóveis para garantirem a aposentadoria, e sobre bens imóveis não há incidência de ICMS, portanto são os que ganham menos, que vão ser mais penalizados com o aumento do imposto.

Ele ainda pontuou que reajustar impostos é uma prática comum do atual Governo. Araújo também sublinhou que até amanhã, quando acontece a segunda votação do projeto, ele vai tentar convencer a base do Governo a mudar de posição para que a matéria seja rejeitada.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.