Governador na tribuna

Crédito: Sérgio Rocha
Governador na tribuna
Governador Ronaldo Caiado
Ronaldo Caiado sublinha realizações de cinco anos no Palácio das Esmeraldas e agradece aos titulares dos outros Poderes e aos deputados por sua contribuição, durante a instalação da 2ª sessão legislativa da 20ª Legislatura.

Ao iniciar seu discurso na sessão solene de instalação da segunda sessão legislativa ordinária da 20ª Legislatura, o governador Ronaldo Caiado (UB) fez uma saudação especial ao presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), congratulando-o por ter sido eleito e antecipadamente reeleito, por unanimidade, para o comando da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).

Em seguida, Caiado direcionou agradecimentos às seguintes autoridades: chefe do Tribunal de Justiça goiano, o desembargador Carlos Alberto França; procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres; defensor-público estadual, Tiago Gregório; conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Goiás, Saulo Marques Mesquita; presidente do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás, Joaquim Alves de Castro Neto; e subprocurador de Justiça, Marcelo André de Azevedo. Ele ainda agradeceu aos deputados estaduais e à população goiana em geral.

“Chego aqui com um sentimento diferente daquele com que recebi o governo em 2019”, afirmou o chefe do Executivo. “Diferente, porque nós, hoje, enxergamos uma realidade e o potencial do Estado de Goiás. Posso atestar, como governador, com cinco anos de mandato, que somos um Estado rico, um Estado de potencial ímpar para atender à demanda dos sete milhões de pessoas que habitam aqui”.

Ele prosseguiu, recorrendo a frase do escritor francês Victor Hugo (1802-1885): “Nada é tão forte quanto uma ideia cujo tempo tenha chegado". As ideias que chegaram com o seu governo, especificou, foram a de respeitar o dinheiro público, explicar à população a aplicação direta desse dinheiro e ter a coragem de enfrentar momentos de difícil governabilidade.

Caiado disse ser necessário aos gestores terem “independência moral e intelectual” para ajudar a parte menos favorecida da população. Ele destacou o Nordeste goiano, uma região “desassistida”, de “promessas seculares” e “uma realidade cada vez mais distante do restante do Estado de Goiás”. Ao ponderar ainda haver muito a ser feito, o governador citou realizações, como pontes de concreto, rodovias, assentamentos, energia elétrica, sinal de internet e irrigações que contribuíram para produções, como a de maracujá, manga e mandioca. Outro destaque feito pelo mandatário foi a instalação, em Itumbiara, após viagem à China em novembro, de fábrica da empresa chinesa Weichai.

Caiado também ressaltou o início da campanha de vacinação da dengue, com a distribuição de 151 mil doses para 52 municípios em que o alcance da doença está mais crítico. Mencionou as seis mortes por dengue confirmadas em Goiás neste ano e conclamou população, prefeitos e agentes de saúde a enfrentarem a doença, somando esforços à proteção gerada pela vacinação.

Ele também defendeu ações relativas à malha viária e à saúde. Na última, disse, foram R$ 17 bilhões investidos nos seus pouco mais de cinco anos de gestão. Entre outros hospitais, destacou o de Porangatu, que teve “o primeiro leito público do Estado para tratar pacientes com câncer. Nunca teve antes. O segundo leito foi em Itumbiara”. O governador ainda sublinhou a eficiência das policlínicas e realçou a construção do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), em Goiânia, compartilhando sua expectativa de que seja inaugurado em dezembro.

O mandatário afirmou ter feito questão de adiar o tópico da segurança pública. “Não existem governabilidade e Estado Democrático de Direito sem segurança pública”, pontuou. “Nossas forças de segurança transitam nos 246 municípios do Estado. Aqui não tem território de bandido, de facção, tem território do povo do Estado de Goiás”.

Caiado abordou, ainda, a educação, dizendo ter, entre outras metas, a de colocar Goiás em primeiro lugar no ranking do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.  Voltou, por fim, a agradecer às autoridades e aos deputados pelas contribuições à sua gestão.

Agência Assembleia de Notícias