Karlos Cabral propõe adequação nos sinais sonoros das instituições públicas de ensino
O deputado Karlos Cabral (PSB) apresentou à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) a propositura nº 2669/24, cujo objetivo é obrigar as instituições de ensino públicas e privadas a substituírem os sinais sonoros por sinais musicais adequados, tendo em vista que há alunos com sensibilidades auditivas nesses lugares.
Cabral defendeu as mudanças com argumento de que os sinais atuais podem ocasionar incômodos sensoriais e risco de pânico. Se aprovada, as instituições terão 120 dias para se adequar às mudanças. No texto, o parlamentar ainda explicou que é preciso deixar o ambiente escolar mais inclusivo e agradável aos estudantes, em especial àqueles diagnosticados com transtorno do espectro autista.
“O impacto sonoro das sirenes pode ser significativo e doloroso. Esses sons intensos podem causar desconforto, estresse, ansiedade e, em alguns casos, até dor física”, declarou. Assim, o deputado recomendou a mudança a fim de reduzir o desconforto. A matéria foi aprovada preliminarmente e encaminhada para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída para análise e relatoria de algum deputado do colegiado.