Ações do Março Azul
Integrando as ações do Março Azul, a Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), unidas em força tarefa com outras entidades médicas, trazem mais uma vez um alerta nacional para a importância do diagnóstico e do tratamento precoces para o câncer colorretal, conhecido popularmente como câncer de intestino. O evento acontece entre os dias 21 e 24 deste mês, no estacionamento do Goiânia Shopping.
Todos os tipos de cânceres também são uma preocupação da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), que, reiteradamente, discute o assunto por meio da apresentação de vários projetos de lei, sendo que muitos deles já se tornaram lei e outros tantos continuam em tramitação pela Casa. Esta é uma temática que está sempre no radar dos parlamentares, pois busca constantemente a melhoria da qualidade de vida de toda a população, especialmente àquelas diretamente atingidas.
Um bom exemplo disso é o projeto de lei 3590/21, de autoria do deputado Antônio Gomide (PT), que deu origem à Lei 22.238. Ela institui a Campanha Estadual Março Azul-Marinho, com o intuito de conscientizar quanto à importância do combate e da prevenção em relação ao câncer colorretal, por meio da realização de palestras, seminários, entrevistas e diversas outras divulgações e atividades.
Em justificativa, Gomide esclarece que, no geral, quando detectado precocemente, o prognóstico é bom, com chances de cura que podem chegar a 95%. “Entendemos que a lei em questão ajudará a salvar vidas, tendo em vista que o diagnóstico inicial destas doenças possibilita ao médico agir de forma mais eficaz no tratamento, adoção de ações preventivas e exames específicos”, ressaltou o parlamentar.
De autoria do ex-líder do Governo na Casa, o deputado Wilde Cambão (PSD), o projeto de lei 5769/21 deu origem à Lei 21.825, que foi sancionada pelo governador no ano passado. Por meio dele, foi criada a Política Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate ao Câncer Colorretal, com o objetivo divulgar os meios de prevenção da doença, os exames para detecção precoce e as possibilidades de tratamento, bem como contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população, com atuação conjunta entre o poder público e a sociedade civil organizada.
O câncer colorretal é considerado, atualmente, o segundo tipo de neoplasia que mais mata no Brasil, e tende a apresentar uma elevação de suas taxas de morbidade e mortalidade nos próximos anos. Fatores como o aumento da expectativa de vida, envelhecimento da população e até mesmo a pandemia impactam nesse sentido, e os reflexos já começaram a surgir. Assim, o mês de março foi escolhido pelas entidades para ser dedicado à conscientização e prevenção do câncer de intestino.
O câncer de intestino é uma neoplasia grave e silenciosa que atinge mais de 40 mil pessoas todos os anos. Em mulheres, ele perde somente para o câncer de mama e, em homens, perde somente para o câncer de próstata e de pulmão. Geralmente é mais comum nas pessoas acima dos 45 anos ou com casos na família; e o mais preocupante é que 85% dos casos são diagnosticados em fase avançada. “Precisamos engajar toda a sociedade e fazer a mensagem do Março Azul chegar ao maior número de pessoas e salvar mais vidas”, alertou a médica e membro da SBCP, Paula Chrystina Caetano Almeida Leite.
A estrutura inflável a ser exposta no estacionamento do Goiânia Shopping tem 20 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, simula o intestino e permite que o visitante tenha uma experiência interativa. Com a orientações de especialistas, será possível caminhar pelo interior do intestino e visualizar exemplos das principais doenças, com destaque para o câncer, além de receber informações de como realizar a prevenção, diagnóstico e tratamento.
A visita ao interior do modelo é totalmente gratuita para toda a comunidade. No dia 23, sábado, haverá uma caminhada animada, com aula de cycle e várias atividades no Parque Vaca Brava.