Deputada Rosângela Rezende faz a transição do cargo de Procuradora Especial da Mulher para Bia de Lima

20 de Março de 2024 às 16:27

Na terça-feira, 19, às 9h, foi realizada a transição de cargo da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. A deputada Rosângela Rezende (Agir), que esteve na função de Procuradora Especial durante o primeiro ano de funcionamento do órgão, passou o cargo para a deputada Bia de Lima (PT), que estará à frente da Procuradoria até março de 2025.

“Quero dizer da minha alegria de encerrar esse ano na Procuradoria e de poder ter contribuído com a abertura desse espaço. Nos interiores, onde a rede de atenção à mulher é ainda mais carente, conseguimos inaugurar 22 Procuradorias Municipais Especiais da Mulher, que serão mais um instrumento para a efetividade do Executivo e do Legislativo”, disse ela sobre o maior feito do primeiro ano de atividades da ala.

Na mesa da cerimônia, além das deputadas, estavam a Drª. Cristina Lopes, secretária de Projetos Especiais da Procuradoria; Elenízia da Mata, vereadora pela Cidade de Goiás; Andreia Rezende, vereadora por Anápolis; além da presença da deputada federal Adriana Accorsi, da ex-senadora Lúcia Vânia e da vereadora por Goiânia Aava Santiago, que reconheceram o grande passo dado por Goiás com a criação da Procuradoria.

Durante o ano, a deputada Rosângela Rezende (Agir) elegeu três eixos de atuação para nortear as atividades da Procuradoria, que se concentraram na ouvidoria, que trabalha com queixas e fiscalização da aplicação da lei; o eixo dos direitos das mulheres, que realiza eventos, seminários e projetos de busca pelos direitos das mulheres; e um último eixo temático de incentivo à participação política das mulheres.

Para o próximo ano, para complementar o leque de atuações, a nova procuradora, deputada Bia de Lima (PT), planeja incluir o eixo da educação, para que a pauta da violência não chegue tarde demais. “Nós precisamos fazer com que esse debate ocorra todos os dias nas escolas, para empoderar e fortalecer a voz das mulheres na sociedade”, destacou nos seus agradecimentos.

“Maria da Penha nas escolas”

Na mesma manhã, a Procuradoria fez o lançamento da segunda edição do livro “Maria da Penha nas escolas”, escrito por Manoela Barbosa e ilustrado pela artista plástica Zaia Angelo. O trabalho conta a história de Maria da Penha, o contexto de criação da lei e os mecanismos de defesa para a proteção de mulheres de uma maneira didática e lúdica.

Até agora, o livro já teve mais de 10 mil exemplares distribuídos gratuitamente em escolas municipais e estaduais por todo o Estado de Goiás, em uma proposta feita para o Fundo de Arte e Cultura, viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo. Na construção da peça, foram consultadas equipes de psicólogos, pedagogos e psicopedagogos, para ajudar na condução da narrativa, que tem como objetivo principal educar jovens mulheres a respeito da violência.

Gabinete Dep. Rosângela Rezende Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).