Mais de 800 vacinas foram aplicadas durante "Dia D de Vacinação" contra a gripe na Assembleia Legislativa, nesta 4ª-feira, 8

08 de Maio de 2024 às 18:50
Crédito: Sérgio Rocha
Vacinação contra a influenza

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), por meio da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, em parceria com o Conselho Regional de Farmácia do Estado de Goiás (CRF-GO), promoveu, nesta quarta-feira, 8, o dia “D de Vacinação” contra a gripe. A campanha foi realizada ao lado do auditório principal no saguão da Alego.

Na ocasião, foram disponibilizadas cerca de 1.000 doses pela Prefeitura de Goiânia para a campanha de imunização na Alego. Segundo dados da Diretoria de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho, foram aplicadas mais de 850 vacinas. O imunizante foi disponibilizado aos servidores e à comunidade em geral.

Lucas Adorno, secretário de Serviço Médicos da Alego, ressaltou a importância da ação. “É de suma relevância a vacinação, porque previne os casos de gripes mais fortes que podem levar à hospitalização e desencadear pneumonias graves. Então, é de extrema necessidade cuidarmos dos servidores da Assembleia e da população goiana”, pontuou.

João Carlos Oliveira Corrêa, estagiário de jornalismo da Casa, enfatizou a relevância de tomar a vacina para proteger a si próprio e também evitar a transmissão da doença para colegas de trabalho, familiares e amigos. “Acho bacana a disponibilização da vacina aqui na Assembleia, pois acaba facilitando para os servidores e para a população goiana”, sublinhou.

Atenção aos sintomas

Os principais sintomas da gripe são calafrios, mal-estar, cefaleia, prostração, secreção nasal excessiva, diarreia, vômito, fadiga e rouquidão. Além disso, alguns casos em indivíduos com doenças crônicas, idosos e crianças menores de dois anos podem evoluir para complicações graves.

Segundo dados do Ministério da Saúde, existem vários tipos de cepas do vírus circulando ao redor do mundo. Então, para a vacina ser efetiva, ela precisa ser eficaz contra mais de um tipo de influenza e precisa ser atualizada anualmente.

Agência Assembleia de Notícias