UEG condecora 1ª mulher reitora de uma universidade federal, Maria do Rosário Cassimiro, em solenidade na Alego
A Universidade Estadual de Goiás (UEG) realizou, na manhã desta quinta-feira, 18, solenidade para entrega do título de Doutora Honoris Causa à educadora Maria do Rosário Cassimiro, professora e membro do Conselho Estadual de Educação. A cerimônia teve lugar no Auditório Carlos Vieira da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), com presença do deputado Virmondes Cruvinel (UB).
A concessão do título, que é a mais alta honraria concedida pela UEG, foi aprovada na 164ª sessão plenária do Conselho Superior Universitário (CSU-UEG) e faz parte das comemorações da instituição pelos seus 25 anos.
Maria do Rosário Cassimiro nasceu em 23 de setembro de 1934, na cidade goiana de Catalão. Desde cedo, demonstrou interesse pela educação e sua formação acadêmica teve início na Faculdade de Filosofia de Goiás, atual Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), onde obteve bacharelado e licenciatura em Pedagogia nos anos 1950.
Nas décadas seguintes, Cassimiro se destacou como educadora e escritora, publicou 16 livros e proferiu 30 conferências, contribuindo significativamente para o cenário educacional goiano e nacional. Concluiu o doutorado em Educação na Universidade de São Paulo, em 1973, e participou ativamente de diversas instituições e comissões ligadas à educação, consolidando sua posição como líder no campo educacional.
Foi a primeira mulher a assumir a reitoria de uma instituição federal, ao ser eleita reitora da Universidade Federal de Goiás (UFG). Também ajudou a fundar a Universidade do Tocantins (Unitins), da qual foi a primeira reitora. Além disso, foi reconhecida como membro de várias associações culturais e literárias, como a Academia Goiana de Letras.
Na UEG, Maria do Rosário Cassimiro foi professora da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (Eseffego) durante a década de 1960 e, no final da década de 1980, participou da criação da Universidade Estadual de Anápolis (Uniana), atual Unidade Universitária de Anápolis - Nelson de Abreu Júnior da UEG.
Ela destacou que se sentiu muito orgulhosa de receber essa homenagem, pois o título de Doutora Honoris Causa é o maior que se confere em uma universidade para quem não é do quadro. Para os professores que são do quadro, o título maior que recebem é o de Professor Emérito. “Eu tenho o título de Professor Emérito concedido pela UFG. Agora recebo mais esse título da UEG, sou doutora por duas vezes”, disse.
Virmondes Cruvinel destacou que esse é o momento em que a Assembleia Legislativa de Goiás reconhece os 25 anos de história da instituição superior de ensino. “Eles realizam um trabalho que envolve vários municípios. ajudando a capacitar pessoas, incentivando para que a educação superior se fortaleça, por isso essa história importante merece sempre o apoio do Legislativo”, concluiu.