Grupo formado por servidores de diferentes áreas dá continuidade ao mapeamento de processos do Alego Digital
Um grupo composto por diversos departamentos da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, nesta segunda-feira, 22, mais uma etapa de estudo do mapeamento dos processos legislativos que tramitam na Casa, por meio do Alego Digital.
Implantado no Poder Legislativo estadual em 2023, o sistema já conta com oito fluxos estruturados e disponíveis para a utilização dos servidores, de acordo com o gerente de projeto da Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI) da Alego, Adaildo Vale. Outros sete processos, considerados principais, estão em fase de mapeamento.
Nesta etapa, o grupo discute todas as possibilidades de tramitação existentes. “Cada etapa do processo é mapeada, para definir um rito. Desde a criação dos projetos nos gabinetes, passando pelo protocolo e suas seguintes fases de atividades e ações, bem como apreciação em comissões, votação em Plenário, até a etapa final”, explicou Adaildo.
Segundo o consultor de processos e sistemas da Ágape Consultoria, Daniel Aquino, além do mapeamento interno, que possibilita a visualização, de forma detalhada, dos projetos da Casa de Leis, o Alego Digital disponibiliza outras várias funcionalidades.
Uma delas é referente ao mapa de proposições, onde é possível consultar, no perfil biográfico de cada deputado, na plataforma, os projetos apresentados pelo parlamentar em determinadas regiões e cidades do Estado. Ao clicar no ícone disponibilizado no mapa, o teor dos projetos apresentados, referentes àquela localidade, são abertos para visualização, com acesso para consulta detalhada de sua respectiva tramitação na Alego.
Aperfeiçoamento
De acordo com a secretária-adjunta de Consolidação de Legislação da Diretoria Parlamentar, Neolete Freitas, a plataforma encontra-se em fase de “refinamento”, com o intuito de ampliar os serviços oferecidos.
“Iniciamos o trabalho em julho do ano passado, para lançar o Alego Digital. Depois, trabalhamos para correções imediatas e, posteriormente, para planejar os processos futuros. Estamos, agora, na reta final, trabalhando para que o caminho dos processos fique totalmente refinado”, pontuou Neolete. “Antecipamos os processos de urgência e estamos, agora, mapeando o restante dos projetos e suas diversas possibilidades”, salientou a secretária de Apoio Parlamentar, Sandra Maria de Azevedo.
Alego Digital
Instituído no Parlamento goiano em setembro de 2023, o Alego Digital tem o objetivo de proporcionar a tramitação de todos os processos internos da Casa de Leis de forma on-line e, assim, garantir maior transparência à população goiana.
O objetivo é desburocratizar o acesso aos projetos, levar transparência ao público, bem como eliminar o papel e dar maior celeridade à tramitação de matérias. “Com as novas ferramentas tecnológicas implementadas, estamos elevando o Legislativo goiano a um novo patamar”, frisou o presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), em balanço referente à plataforma.