Bia de Lima promove tributo aos trabalhadores em sessão solene no Parlamento, nesta segunda-feira, 6

06 de Maio de 2024 às 11:20
Crédito: Carlos Costa
Sessão solene em homenagem ao Dia do Trabalhador

Em homenagem ao Dia do Trabalhador, celebrado na última quarta-feira, 1° de maio, a deputada Bia de Lima (PT) promoveu sessão solene extraordinária, na manhã desta segunda-feira, 6, para homenagear trabalhadores de diversas categorias, com a entrega do Certificado do Mérito Legislativo. A solenidade teve lugar no Plenário Iris Rezende do Palácio Maguito Vilela.

Além da deputada, no exercício da presidência, participaram da mesa de trabalho: o promotor de Justiça e coordenador da área de atuação da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Pedro de Mello Florentino; o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás, Nivaldo dos Santos; a secretária de Comunicação da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT Goiás), professora Ludmila Morais; a vereadora por Iporá, Viviane Specian (PT); o médico cirurgião Manoel Humberto Pereira; o desenhista da Superintendência de Patrimônio da União em Goiás, Jedmar Gomes de Figueiredo; a diarista Nelma Alves Lima; a manicure Samara Dias Amorim; a merendeira Marluce Alves Nascimento; a professora Edvânia Braz Teixeira, da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França; e o analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Werikson Rodrigues Trigueiro.

Ao fazer uso da palavra, Bia de Lima disse que a presença dos trabalhadores é o que enriqueceu a sessão desta segunda-feira. A parlamentar apresentou um vídeo do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, com uma homenagem ao Dia do Trabalhador. No vídeo, o ministro destacou a geração recorde de empregos com carteira assinada. De acordo com ele, nos primeiros três meses do ano, foram gerados 720 mil empregos, 34% a mais do que no mesmo período do ano passado. Ele pontuou também o reajuste do salário mínimo acima da inflação. Na sequência, Bia de Lima falou sobre os avanços e enfatizou a importância de comemorar a data.

Os que fazem a diferença

A petista lembrou que a sessão foi para enaltecer e prestigiar cada um pelo trabalho, pelas lutas e a multiplicidade de pessoas que fazem diferença no dia a dia. "Queremos aqui, hoje, valorizar você, mulher, homem, todos que estão aqui trabalhando, lutando do seu modo, com sua energia e sabedoria. A casa do povo goiano, a Assembleia Legislativa, faz aqui esta homenagem a você, trabalhador, por tudo que tem feito, por toda a dedicação."

Bia observou que centenas de profissões estavam representadas na sessão e que o objetivo foi justamente homenagear os trabalhadores. "Trouxemos odontólogos, radialistas, professores, o pessoal da limpeza, o pessoal da Justiça, da segurança, bombeiros, enfim, todas as profissões que me permitam não elencar, por que são centenas.  Absolutamente todas são fundamentais, importantes e ninguém é melhor do que ninguém”, frisou.

A legisladora agradeceu a todas as pessoas que a elegeram e disse que trabalha todos os dias representando todos os goianos. “Estamos aqui para cumprir o papel com decência, com credibilidade, com honestidade, seriedade e, acima de tudo, com humildade”, finalizou.

Diversas autoridades se pronunciaram durante a solenidade. Primeiro a receber o Certificado do Mérito Legislativo das mãos da deputada, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindipetro) e ex-vereador, Ageu Cavalcante Lemos, falou em nome dos homenageados.

Ele disse que essa é uma data importante para o trabalhador goiano. “Não importa de que área seja, é preciso reconhecer que o trabalhador eleva o País”, destacou.

O promotor de Justiça e coordenador da área de atuação da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO), Pedro de Mello Florentino, também discursou e lembrou que já esteve na Assembleia Legislativa algumas vezes, mas essa foi a primeira vez no Plenário Iris Rezende.

“Fiquei muito impressionado com a pluralidade que vi aqui, expressando a democracia brasileira. Ao ouvir os discursos, me lembrei de um filme japonês premiado, cujo título é 'Dias Perfeitos', que mostra o dia a dia de um trabalhador que valorizava as coisas mais importantes da vida, dentre elas, a gentileza e a compreensão humana. Cada um dos homenageados está sendo lembrado pela dedicação e seriedade. Parabenizo a todos", concluiu Florentino.

Em seguida, o superintendente regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Goiás, Nivaldo dos Santos, disse que celebrar esse dia é valorizar o trabalho digno, decente, seguro, respeitoso e com justa remuneração. “Toda nova tecnologia que vem sendo construída é para que a gente possa trabalhar menos e ter mais tempo para a família, para o lazer, leitura, para o universo lúdico. Obrigada, deputada, pelo convite e parabéns a todos os homenageados”, pontuou.

Última a discursar, a secretária de Comunicação da CUT Goiás, professora Ludmila Morais, declarou que lutou muito junto à classe de trabalhadores, a qual representa, para que a deputada Bia de Lima estivesse aqui abrindo as portas para os trabalhadores. “Onde quer que você esteja, é possível plantar sementes para que possamos abrir portas em muitos outros lugares”, celebrou.

Agência Assembleia de Notícias