Ícone alego digital Ícone alego digital

Em noite solene, farmacêuticos são homenageados pelo Parlamento goiano, por iniciativa de Bruno Peixoto

14 de Maio de 2024 às 07:00
Crédito: Sérgio Rocha
Em noite solene, farmacêuticos são homenageados pelo Parlamento goiano, por iniciativa de Bruno Peixoto
Sessão solene em homenagem ao Conselho de Farmácia

Profissionais em mais de 70 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), os farmacêuticos foram homenageados na noite dessa segunda-feira, 13, em solenidade de entrega do Certificado do Mérito Legislativo e da Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira. A iniciativa partiu do presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto (UB).

A sessão solene extraordinária de reconhecimento ao trabalho desenvolvido e à contribuição dos farmacêuticos para o desenvolvimento da sociedade goiana ficou lotada, desde as galerias do Plenário Iris Rezende Machado. Após a execução do Hino Nacional e do Hino do Farmacêutico, Bruno Peixoto, na condução dos trabalhos, apresentou a mesa de trabalho com: presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-GO), Lorena Baía de Oliveira Alencar; vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil Samora de Moraes; deputado federal Zacarias Calil (UB); conselheira do Conselho Federal de Farmácia e ex-presidente do CRF-GO, Ernestina Rocha; diretor-tesoureiro do CRF-GO, Leandro Zenon de Ázara; secretário regional do CRF-GO, Daniel Jesus de Paula; e secretário de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Eduardo Bernardes Alves.

Logo após a apresentação dos componentes, Peixoto entregou à vice-presidente do CRF-GO, Luciana Calil Samora de Moraes, a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira e, na sequência, a profissional falou aos presentes. Ela fez um retrospecto da carreira profissional, desde que começou a trabalhar como farmacêutica, em 2001, profissão, que segundo ela, lhe deu muito mais que o sustento, o trabalho. "Os estudos e as relações pessoais hoje são todas voltadas para a Farmácia."

Ela lembrou, ainda, que começou a trajetória no CRF-GO em 2008, como assessora técnica da diretoria, quando atuou na formação dos colegas, ficando até 2011. Em 2014 ela voltou à instituição, desta vez participando da política classista, em seguida sendo eleita para a diretoria. “E hoje sou muito feliz e realizada em ser responsável pela fiscalização do Conselho Regional de Farmácia. Tenho orgulho em trabalhar com os fiscais e promover uma fiscalização que, acima de tudo, é bastante orientativa e referência em nosso País.”

Guardiões

Em seguida o secretário de Saúde e Meio Ambiente do Trabalho da Alego, Eduardo Bernardes Alves, fez uso da palavra, expressando sua gratidão e reconhecimento à categoria. “Os farmacêuticos são verdadeiros guardiões da nossa saúde, dedicando suas vidas para garantir que tenhamos acesso aos medicamentos e cuidados que precisamos.”

Zacarias Calil, em seguida, destacou todas as atribuições dos profissionais de farmácia, lembrando os avanços da indústria farmacêutica no combate às doenças. Ele sublinhou que, enquanto parlamentar na Câmara Federal, tem atuado na defesa da categoria. Segundo ele, hoje 313 projetos da área farmacêutica estão em tramitação na Casa e outros 1.470, que versam sobre medicamentos, também tramitam no Legislativo Federal.  

O médico e político também citou o projeto que permite a venda de medicamentos em supermercados, afirmando que essa tem sido uma grande batalha enfrentada na Câmara Federal, já que existe um lobby muito forte dos supermercadistas. “E lá na frente eu defendi. Medicamento não é mercadoria. Medicamento você tem que saber lidar com ele. Perguntei: vocês acham que balconista de supermercado sabe o que é ml e miligrama? Vai pegar uma criança e vai intoxicar. (...)  Nós ganhamos uma batalha. A urgência não passou.”  

Amigo dos farmacêuticos

Em seu discurso, Lorena Baía de Oliveira Alencar chamou o deputado Bruno Peixoto de amigo dos farmacêuticos, destacando que o deputado sempre colocou a Assembleia Legislativa à disposição da categoria. “Eu te agradeço, Bruno, por abrir as portas da Assembleia, para mais uma vez homenagear esses profissionais, que fazem tanta diferença na sociedade. Saiba, meu amigo, que nós temos em nossas profissões algo em comum: servir à população.”

A presidente do CRF-GO também salientou que quebraria o protocolo da solenidade, para entregar um presente ao presidente Bruno Peixoto como forma de agradecimento e retribuição ao trabalho em prol dos farmacêuticos e de toda sociedade goiana. Ao agradecer a homenagem à categoria, Lorena Baía reforçou o apelo pela valorização profissional. “A valorização começa conosco, em nossas ações, valorizem-se e valorizem a nossa profissão. Vocês são incríveis."

Bruno Peixoto ressaltou que todos os projetos que tratam da classe têm tramitação célere na Assembleia Legislativa. E lembrou que conhece a presidente do CRF, Lorena Baía, há cerca de 20 anos e sempre a apoiou por saber de sua luta em prol da categoria desde a época que estava na Câmara Municipal. “Vários foram os avanços. Nós alteramos boa parte da legislação estadual referente à Vigilância Sanitária, o que trouxe maiores garantias às farmácias, garantindo, inclusive, o cumprimento de toda a legislação por parte dos empresários para com os farmacêuticos. Acompanhamos e modernizamos a legislação. (...) Então contem conosco, farmacêuticos e farmacêuticas. E quero agradecê-lhes muito pelo trabalho que vocês prestam à nossa sociedade.”

Após receber o Certificado do Mérito Legislativo, a farmacêutica Consuelo Vaz Tormim se pronunciou em nome dos colegas homenageados. A profissional disse que se sentia duplamente honrada, por receber a homenagem e por ter sido escolhida para representar todos os colegas. Ela detalhou as várias áreas de atuação do profissional de farmácia, que está sendo cada vez mais reconhecida pela população.

A profissional ainda destacou o papel dos farmacêuticos durante a pandemia de covid-19. “Não nos esqueçamos de todos os benefícios que a classe farmacêutica trouxe para a humanidade durante o enfrentamento da pandemia, desenvolvendo vacinas e medicamentos seguros e eficazes para tratar os quadros associados à doença, realizando exames para melhor acompanhamento das pessoas acometidas e promovendo o uso racional de medicamentos, onde tanto era incentivada a automedicação e medicamentos sem eficácia para tratar covid, o farmacêutico se manteve cuidando das pessoas."

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.