Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputado Ricardo Quirino e CMTC lançam amanhã, 28, a Campanha Junho Violeta de cuidado com a pessoa idosa

27 de Maio de 2024 às 16:15
Deputado Ricardo Quirino e CMTC lançam amanhã, 28, a Campanha Junho Violeta de cuidado com a pessoa idosa

Na manhã desta terça-feira, 28, o presidente da Comissão de Atenção à Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Ricardo Quirino (Republicanos), vai promover o lançamento da Campanha Junho Violeta, aproveitando uma parceria inédita com a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), que vai plotar 1.200 ônibus que rodam em toda a Rede Metropolitana da Capital. O evento vai ocorrer no Terminal Isidória, no setor Pedro Ludovico, e tem o intuito de atingir um grande fluxo de pessoas.

De acordo com o parlamentar, é importante lembrar que existem diversos tipos de violência contra a pessoa idosa, tais como:  violência física, psicológica, patrimonial, institucional, sexual, negligência, abandono, abuso financeiro, discriminação. O legislador frisa que todas eles precisam ser urgentemente combatidos.

O mais preocupante é que dados revelam que os casos de violações de direitos humanos contra os idosos, no País, têm aumentado. Somente no primeiro semestre de 2021, mais de 33,6 mil casos foram registrados em todo o território brasileiro. Casos suspeitos ou confirmados de violência contra a pessoa idosa são objetos de notificação compulsória pelos profissionais de saúde pública e privada, que, via de regra, encaminham esses casos para os órgãos responsáveis pela proteção e responsabilização.

O Junho Violeta foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem o propósito de sensibilizar, coibir e amenizar o sofrimento da pessoa idosa em relação à violência que atinge essa parcela da população.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.