Comissão de Cultura aprova processos que reconhecem festividade quilombola e Expoagro de Joviânia
Durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira, 5, a Comissão de Cultura, Esporte e Lazer fez a distribuição de 11 projetos para relatoria, além da votação de outras 10 proposituras, todas aprovadas com parecer favorável. O encontro, conduzido pelo presidente do colegiado, deputado Mauro Rubem (PT), ocorreu na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela.
O projeto nº 8165/23, de Cristiano Galindo (SD), foi aprovado com parecer favorável do relator, Lineu Olimpio (MDB). A matéria reconhece o Desfile Belezas Quilombolas, realizado, anualmente, na Comunidade Quilombola Vó Rita, como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano.
Para justificar a decisão, Galindo destacou que “o desfile é caracterizado por colocar, em destaque, a diversidade cultural quilombola, com a exibição de vestimentas, acessórios e penteados característicos da comunidade. Nesse sentido, o evento tem como objetivo dar visibilidade à cultura e aos hábitos afro-brasileiros, com o intuito de valorizar e impulsionar a cultura e a tradição quilombola”.
Os deputados aprovaram também a inclusão, no Calendário Cívico, Cultural e Turístico do Estado de Goiás, da Expoagro, exposição agropecuária realizada no município de Joviânia, localizado no Sul goiano, na microrregião do Meia Ponte, a pouco mais de 170 quilômetros da Capital. É esse o teor do projeto de lei nº 2203/23, assinado pelo deputado Dr. George Morais (PDT), que recebeu parecer favorável do deputado Wagner Camargo Neto (SD).
De acordo com Morais, a Expoagro de Joviânia, realizada anualmente no mês de maio, é um evento que recebe expressivo número de visitantes todos os anos, resultando assim em grande divulgação para a cidade, de forma altamente significativa em relação ao desenvolvimento do agronegócio.
Considerada, cada vez mais, como um dos principais eventos da região, trazendo sempre melhorias no setor rural e no social, desempenha papel relevante para o crescimento da atividade agrícola, bem como da economia daquele município e do Estado. “Essa exposição é de grande importância para o município, tendo em vista que, além de envolver toda população, traz benefícios também para os agricultores e pecuaristas de toda região”, anota o deputado em suas justificativas.
Foi aprovado ainda o parecer favorável de Lineu Olimpio (MDB) ao projeto nº 7591/23, de Anderson Teodoro (Avante), que estabelece a Semana da Arte Goiana. E um dos processos distribuídos para relatoria, também de Olimpio, foi o de nº 5599/24, do deputado Charles Bento (MDB), que confere ao município de Palmelo o título de Capital Espírita do Estado de Goiás.