Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima cobra plano de carreira para professores

06 de Junho de 2024 às 10:12

A deputada Bia de Lima (PT) utilizou a tribuna na sessão desta quinta-feira, 06, para reiterar suas exigências quanto à valorização dos profissionais de educação em Goiás. Durante o pequeno expediente da sessão deliberativa ordinária, a parlamentar expressou sua insatisfação com o Governo Estadual por não cumprir promessas relacionadas à estruturação de carreiras e à remuneração dos educadores.

Em seu discurso, Bia de Lima destacou a discrepância entre as ações governamentais e as necessidades do setor. "Aqui ontem, a presença do governador, no momento da sessão solene, dizendo que Goiás vem fazendo muito pela educação. Eu já disse aqui outra hora que vem fazendo na parte estrutural, mas na parte de recursos humanos, no sentido de respeitar os profissionais da educação, sejam eles da ativa ou aposentados, infelizmente a situação não é essa", afirmou.

A deputada criticou a demora na implementação de um novo plano de carreira, prometido há anos, que ainda não foi enviado para apreciação na Assembleia Legislativa. "Foi prometido para que nós teríamos um novo plano de carreira. Esse plano já era para ter chegado aqui na Alego, mas até agora não chegou", lamentou.

Bia de Lima ressaltou a urgência de resolver essa questão, apontando que a ausência de diferenciação salarial entre os novos ingressantes e os profissionais no final de carreira é "simplesmente desrespeitosa". "Goiás não pode continuar desmerecendo, desrespeitando os profissionais da educação desta forma", destacou.

A parlamentar também mencionou a possibilidade de mobilizações e protestos se as demandas continuarem sendo ignoradas. "Nós aqui estamos a cobrar mais uma vez sobre pena, inclusive, de ter que chamar atividades muito mais de mobilização, de rua, de protesto", advertiu.

Bia de Lima, que também preside o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás, concluiu seu discurso fazendo um apelo direto ao Governo Estadual para que "tire o pé do chão" e envie o projeto de lei do plano de carreira à Assembleia, garantindo assim, uma estrutura de valorização e respeito aos educadores de Goiás. "Chega de promessas, bora concretizar e garantir uma nova carreira para todos da educação em nosso Estado", finalizou.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.