Ícone alego digital Ícone alego digital

Músicos e compositores são homenageados pela Assembleia, por proposta de Bruno Peixoto e Delegado Eduardo Prado

11 de Junho de 2024 às 07:00
Crédito: Ruber Couto
Músicos e compositores são homenageados pela Assembleia, por proposta de Bruno Peixoto e Delegado Eduardo Prado
Sessão solene em homenagem aos compositores

O Parlamento goiano, por proposta em conjunto dos deputados Bruno Peixoto (UB) e Delegado Eduardo Prado (PL), reconheceu o trabalho de artistas e outros profissionais do mundo da música, concedendo Título de Cidadania Goiana a dez pessoas e o Certificado do Mérito Legislativo a mais de uma centena.

A solenidade, na noite dessa segunda-feira, 10, teve lugar no Plenário Iris Rezende e foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Bruno Peixoto, que teve ao seu lado na  mesa dos trabalhos o deputado Delegado Eduardo Prado. Também compuseram a mesa: o fundador e diretor-geral da Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus), Roberto Corrêa de Melo; o diretor e CEO do Grupo Potencialize e diretor artístico da Abramus, Marcos Vinícius Carlos (Vinny Show); o gestor da Abramus Brasília, Ronald Bezerra de Menezes Neto; o diretor executivo da presidência da Alego, Rubens Kirsteim; o chefe de gabinete da presidência da Alego, Rafael Moura; e o compositor Samuel Deoli.

Primeiro a discursar, Marcos Vinícius Carlos agradeceu a oportunidade de representar a classe, o que ele entende como sinal de respeito e confiança. Vinny Show ressaltou a luta pelos direitos dos compositores, que para ele é a defesa do trabalho árduo e criativo dos artistas que espelham toda a sociedade. “Devemos lutar para que nossa classe não se acostume a viver de qualquer jeito, mas com dignidade e respeito.”

Ele destacou o valor da música como afirmação da cultura e da identidade do brasileiro. “Quando lutamos pelos direitos dos compositores estamos lutando pela liberdade de expressão, pela capacidade de sonhar e de inspirar.”

Em seguida, Eduardo Prado evidenciou a responsabilidade que tanto ele quanto Bruno Peixoto têm ao propor homenagens e na escolha de quem vai ser agraciado pela Casa. “Não é simplesmente um papel, é o reconhecimento de milhões de cidadãos goianos e de outros brasileiros, até porque representamos cidadãos de todo o Estado."

O parlamentar lembrou o papel dos profissionais que trabalham com música no despertar de sentimentos individuais e coletivos. “Os compositores e produtores musicais desempenham um papel fundamental em nos proporcionar esses momentos de introspecção, alegria e de celebração (...) vocês são responsáveis por nos proporcionar trilhas sonoras para nossas vidas, por criar memórias inesquecíveis e por enriquecer a cultura musical.”

Na sequência da solenidade, os dois parlamentares entregaram o título de cidadania ao diretor-geral da Abramus, Roberto Corrêa de Melo, aos compositores Antônio Aparecido Júnior, José Marcelo de Melo, Francisco Benício de Sá Neto, Isaías Gomes da Silva Júnior, Diego Henrique da Silveira Martins e  Viviane Nabarrete de Abreu, às empresárias Jéssica Tomás Daniel e Maria Emily Amaral Duarte e ao diretor da Abramus, Leandro Vale de Melo. 

Em seu pronunciamento, Roberto Corrêa de Melo afirmou que o título que recebeu apenas consagra o que ele já é de fato, já que convive em Goiás há 35 anos, é proprietário de terras no Estado e passa mais tempo em Goiás do que em São Paulo, seu estado natal, “Aqui é minha segunda casa, estou absolutamente em casa aqui."

Como representante da entidade que defende os interesses da classe artística brasileira, ele traçou um histórico da Abramus, desde que ela foi fundada em 1982, com apenas 200 músicos, até chegar à atualidade, reunindo 120 mil titulares de direitos autorais. Ele destacou a qualidade musical brasileira e alegou que os artistas precisam ter os direitos autorais respeitados.

Casa à disposição

Ao parabenizar os homenageados, o presidente Bruno Peixoto colocou a Casa à disposição dos profissionais. Ele lembrou a contribuição dos artistas para movimentar a economia dos estados e municípios “Eu tenho dito que quando se investe em eventos, em atrações musicais, a cada R$ 1 investido, o retorno é de R$ 2 para os cofres públicos.”

O legislador reforçou que a realização de um evento, como um show, movimenta vários setores da economia, como hotéis, restaurantes, salões de beleza, boutiques, entre vários outros. “Você interfere no cotidiano, gerando mais receita, mais emprego, além de promover a atração e o lazer para a população.”  

Em seguida, os homenageados com o Certificado do Mérito Legislativo receberam a comenda.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.