Presidentes da FGM e AGM apontam gastos dos municípios com transbordo de resíduos
Os presidentes da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e da Agência Goiana dos Municípios (AGM), Haroldo Naves e Carlão da Fox, fizeram uso da palavra durante a audiência pública realizada no Parlamento goiano, nesta quinta-feira, 13, para debater as responsabilidades das Microrregiões de Saneamento Básico em Goiás.
Na ocasião, Naves, prefeito de Campos Verdes, reconheceu esforços da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) voltados à temática. Entretanto, apresentou os custos pertinentes ao descarte de lixo, como o transbordo e outros pontos, com a afirmativa de que a regionalização é o melhor caminho para a solução dos problemas nos municípios. Para tal, destacou ser necessária a parceria do Estado para a execução de projetos viáveis.
Prefeito de Goianira, Carlão da Fox salientou que o município que administra conta, atualmente, com gasto mensal de R$ 400 mil para fazer o transbordo do lixo da região. O gestor questionou o apoio do Governo Federal e o que pode ser feito para viabilizar soluções plausíveis e econômicas.