Deputados destacam importância de parcerias no tratamento neonatal em Goiás
Parceiros na realização da audiência que discute, na manhã desta sexta-feira, 14, estratégias para a criação de programa de prevenção às sequelas neurológias em recém-nascidos, o deputado estadual Mauro Rubem (PT) e o deputado federal Zacharias Calil (UB) ressaltam importância da articulação política para o sucesso da iniciativa. "Nosso partidarismo é a população e a sociedade", afirmou Calil, em fala de abertura do evento.
Ambos lembraram o histórico de luta em defesa de atendimento de referência para a pediatria neonatal em Goiás. Mauro Rubem relatou a época em que não havia UTIs neonatais e tinha-se que passar finais de semana fazendo rastreamento na sala de espera do Hospital Materno Infantil (hoje Hospital da Mulher - Hemu). "Sirene defesa da vida acendia toda vez que via mães com bebês esperando mais de hora para conseguir atendimento de emergência".
Com experiência de quatro décadas de atuação na pediatria estadual, Dr Calil destacou a importância de se garantir, hoje, a assistência domiciliar para os bebês que sobrevivem ao tratamento nas UTIs neonatais atualmente existentes no Estado. Ele listou dificuldades ainda presentes. "Cada paciente que fica na UTI, por falta de suporte sequencial em casa, impede o acesso à vaga para aqueles bebês que precisam de atendimento de emergência. Bebês com sequelas geram uma série de problemas sociais, familiares, ecônomicos, porque necessitam de acompanhamento multidisplinar de longo prazo".
A audiência está em andamento no auditório 1, da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).