"Acreditamos na transformação pela prevenção", afirma pediatra durante audiência sobre saúde neonatal
Mirna Souza, representante da Sociedade Goiana de Pediatria, também enfatizou a importância da parceria não partidária para a consolidação da luta em prol da qualidade da assistência em saúde pediátrica no Estado. Ela ressaltou, em especial, a importância do Legislativo. "É um Poder transformador. Aqui nasce a mudança", disse, ao iniciar sua fala, durante a audiência pública em andamento nessa manhã, 13, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
A pediatra destacou a necessidade de leis com políticas de assistência às crianças e famílias que sofrem com os impactos das sequelas neurológicas, após alta das internações neonatais. "O apoio envolve acompanhamentos especiais em escolas e movimenta uma gama variada de profissionais especializados, como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, dentre outros".
Ela seguiu traçando um raio-x da situação. Dentre os demais problemas hoje encontrados, Souza citou, principalmente, a necessidade de políticas para evitar situações das mais simples às mais complexas. Estas envolvem desde perdas por asfixia neonatal até o colapso do sistema de saúde por superlotação de UTIs com bebês prematuros que exigem cuidados de longa internação. "É preciso pensar políticas para durante o tratamento e para depois. Pensar a sobrecarga financeira, problemas que oneram a saúde pública e evitar a judicialização para situações que não envolvem problemas de maior gravidade".
Mirna aproveitou para divulgar a campanha Setembro Verde Esperança, que vem sendo realizada desde 2020. "É um pedido de socorro do pediatra neonatologista, que acredita na possibilidade de treinamento das equipes para os casos em que são necessárias intervenções para a reanimação de recém-nascidos e outros cuidados, como também o acesso a tecnologias para otimizar os resultados na assistência. Acreditamos na transformação pela prevenção e defendemos uma assistência adequada para que tenhamos adultos funcionais e famílias felizes", finalizou.