Ícone alego digital Ícone alego digital

Deputada Rosângela Rezende quer instituir política de prevenção a doenças renais

31 de Julho de 2024 às 15:30
Deputada Rosângela Rezende quer instituir política de prevenção a doenças renais

A deputada Rosângela Rezende (Agir) apresentou projeto de lei, protocolado com o nº 12006/24, em que propõe a instituição da política de conscientização e prevenção às doenças renais, que será denominada “Março Vermelho”, se a proposta for aprovada e sancionada pelo Executivo.

Segundo o texto, esse processo tem por finalidade sensibilizar a população sobre a importância das prevenções às doenças renais; divulgar os direitos e ações de saúde que assegurem a prevenção, detecção, o tratamento e o seguimento das doenças renais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS); e intensificar as atividades de prevenção e cuidados com os rins ao longo de todo o mês, por meio da coordenação de nefrologia da Secretaria de Estado da Saúde.

A proposta prevê duas medidas como diretrizes: a organização e a participação voluntária de médicos, profissionais da saúde e população interessada; e o incentivo à instalação de iluminação de cor vermelha na parte externa das edificações públicas estaduais, de forma a remeter ao tema, durante todo o mês de março.

Além disso, Rosângela ressalta, em texto, que essa política estadual passará a integrar o calendário oficial de datas e eventos de Goiás. A deputada explica que essas doenças marcam um enorme problema de saúde pública, que afeta a qualidade de vida dos goianos e gera custos elevados para o sistema de saúde do Estado.

De acordo com a legisladora, o diagnóstico precoce de doenças renais pode proporcionar um tratamento e um controle bem mais eficazes. Ela ainda afirma que precisam ser de conhecimento público os fatores que previnem as doenças renais. Hábitos como praticar exercícios físicos regularmente; evitar o excesso de sal, carne vermelha e gorduras; controlar o peso corporal; não fumar e cuidar da hidratação são extremamente importantes.

O projeto foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), sob a relatoria do deputado Cristiano Galindo (SD).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.