Ícone alego digital Ícone alego digital

Especialista alerta sobre a importância da Campanha Julho Verde, de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

09 de Julho de 2024 às 12:20
Crédito: Carlos Costa
Especialista alerta sobre a importância da Campanha Julho Verde, de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço
Dr. José Carlos de Oliveira - Hospital do Câncer

O alerta sobre a importância da prevenção para o câncer de cabeça e pescoço foi feito na manhã desta terça-feira, 09, pelo médico oncologista e chefe do Setor de Cabeça e Pescoço do Hospital Araújo Jorge (HAJ), Dr. José Carlos de Oliveira. Ele destacou que o HAJ, juntamente com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e, ainda, seus institutos parceiros, procuram colocar a temática em evidência durante todo esse período.

O especialista revelou que, em média, 50 mil novos casos de câncer na região de cabeça e pescoço surgem no Brasil e, quando tratados na fase inicial, podem chegar a 90% de cura. Entretanto, ele relata que quase 80% dos casos só chegam aos hospitais quando já estão em fases mais avançadas. “O problema é que o paciente, nesses casos, tem um prognóstico muito pior, com maiores chances de lesões permanentes em regiões muito delicadas que podem comprometer funções extremamente importantes”, pontuou.

De acordo com o cirurgião oncológico, durante a Campanha Julho Verde, a sociedade médica aproveita a oportunidade para conscientizar a população sobre a importância em se fazer a prevenção, entendendo que o maior grupo de risco para a doença é formada por aqueles que tem hábitos, tais como, o tabagismo, o etilismo, o envelhecimento, e ainda o sexo oral (devido ao Human Papiloma Virus - HPV). Destes, o único tipo que pode ser evitado através da vacinação, realizada entre 9 e 14 anos de idade, tanto para meninas quanto para meninos, é o HPV.

De um modo geral, a prevenção se baseia em uma alimentação saudável, na prática de exercícios físicos, no cuidado com a higiene bucal, na utilização de filtro solar com frequência, além de evitar tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. “É preciso mudar o estilo de vida e fazer a prevenção. Queremos que as pessoas se preocupem com os sintomas, com um fumante, um alcoólatra, alguém que tenha uma vida com vários parceiros sexuais para mudar o estilo de vida para se tornar mais saudável. O envelhecimento da população também é um alerta para o câncer”, afirma Dr. José Carlos.

Ele esclareceu que é preciso ter atenção aos principais sintomas como manchas brancas na boca, lesões que não cicatrizam, dificuldade para engolir, mudança na voz ou rouquidão e nódulos no pescoço. Sempre que isso ocorrer, o paciente deve procurar um especialista, seja ele um dentista, otorrinolaringologista, profissional da saúde da mulher ou mesmo um oncologista da área.

Especialista comenta a nova lei que celebra o Julho Verde

José Carlos de Oliveira, médico especialista em cabeça e pescoço, também parabenizou o presidente da Comissão da Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás, o deputado Gustavo Sebba, pela criação da Lei Estadual 21.957, de sua autoria. Sancionada pelo governador no ano passado, ela tem o intuito de promover a conscientização, a prevenção e o combate ao câncer de cabeça e pescoço, já que busca disseminar informações sobre os riscos, danos, formas de prevenção, causas de desenvolvimento e outras informações relevantes relacionadas ao câncer que afeta essa região do corpo. 

Na  justificativa da matéria, o parlamentar explicou que os diversos tipos de câncer, que afetam cabeça e pescoço, representam a segunda causa de morte por doenças no Brasil, ficando atrás apenas dos problemas cardiovasculares. Sebba ressalta que por ser, normalmente, descoberto tardiamente, o tratamento é caro e complexo, sendo necessário o acompanhamento de equipe multiprofissional composta de médicos clínicos especializados, cirurgiões, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos e psiquiatras.  

Ao falar com a equipe de reportagem da Agência de Notícias na última semana, o deputado Gustavo Sebba falou que a Campanha Julho Verde visa a levar informação para que a prevenção seja efetiva, já que os casos descobertos mais tardiamente trazem várias consequências com prognósticos muito piores. “Temos vários fatores de riscos, mas diria que o principal deles é a desinformação, que faz com que a população busque o atendimento médico de forma tardia. A Assembleia, que é a caixa de ressonância do povo goiano, traz essa divulgação do que são sinais de alerta, de sintomas, para que a população saiba prevenir a doença”, falou Sebba. 

Por conta disso, para trazer esse alerta constante para o câncer de cabeça e pescoço, que é considerado um problema de saúde pública, a Casa está iluminada de verde desde o primeiro dia deste corrente mês e busca falar sobre o assunto, conforme ponderou o presidente da Comissão de Saúde. A Campanha Julho Verde pretende orientar sobre os tipos de cânceres que se desenvolvem especialmente nas cavidades oral, orofaringe e laringe.

Segue abaixo a programação do Hospital Araújo Jorge para a Campanha Julho Verde:

Dia 17/07 – Hands On com fonoaudiólogas da instituição

Pacientes que se beneficiaram do treino com a Sonda de Avaliação e Estimulação Esofágica doadas pela Bravoz Brasil

Horário: 09h30

Local: Auditório do CMA

Dia 23/07 – Sessão solene

Formalização da dispensação de laringes eletrônicas pelo SUS no HAJ

Participações:

Presidente da ACCG e oncologista - Dr. Alexandre Meneghini

Chefe do Setor de Cabeça e Pescoço do Hospital de Câncer Araújo Jorge (HAJ) e responsável pelo Registro de Câncer - Dr. José Carlos de Oliveira

Líder mundial em produtos para reabilitação em laringectomia total - Daniela Abreu

Padrinho do coral Somos Iguais - Adhemar Rocha

Apresentação do Coral Somos Iguais de Laringectomizados Totais

Dia 30/07 – Reunião do Grupo de Laringectomizados Totais (GLAN)

Horário: 09h30

Local: Auditório do CMA

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.