Ícone alego digital Ícone alego digital

População da cidade de Goiás recebe serviços do Deputados Aqui

24 de Janeiro de 2026 às 14:50
Crédito: Maykon Cardoso
População da cidade de Goiás recebe serviços do Deputados Aqui
34ª edição do Programa Deputados Aqui, na histórica cidade de Goiás

Moradores da primeira capital do Estado foram contemplados neste sábado, 24, na 34ª edição do Programa Deputados Aqui. A histórica cidade recebeu uma série de serviços gratuitos oferecidos pela Assembleia Legislativa, com o objetivo de beneficiar a população e aproximar o Legislativo dos goianos de forma itinerante. A estrutura para os atendimentos foi instalada na Praça do Chafariz, onde centenas de moradores da cidade e de municípios vizinhos foram recebidos. A próxima edição será em Indiara, no dia 31 de janeiro.

A população da cidade de Goiás, a cerca de 140 quilômetros de Goiânia, recebeu atendimentos em diversas áreas, como exames médicos de ultrassonografia, consultas com clínico-geral e oftalmologia, psicólogo, além de serviços de cidadania, como efetivação de divórcio e  realização de casamento civil, todos gratuitos. Os moradores também puderam renegociar débitos de energia elétrica e fazer segunda via de documentos, entre outros serviços. Foi a 34ª edição do Programa Deputados Aqui, grande festa de cidadania que o Parlamento leva aos municípios goianos.  

A programação teve início na sexta-feira, 23, com a realização de castrações de cães e gatos machos e de atendimentos oftalmológicos, mobilizando a população ao longo do fim de semana. A estrutura para os atendimentos foi instalada na Praça Dr. Brasil Caiado, a Praça do Chafariz, onde os moradores foram recebidos.

Morador da cidade, Paulo Henrique de Oliveira, de 47 anos, falou sobre a participação no evento. “Consegui resolver questões que, muitas vezes, não conseguimos no dia a dia. Ter esses serviços disponíveis facilita bastante para a população”, afirmou.

A dona de casa Maria Aparecida Venâncio, 54 anos, relatou que buscou atendimento oftalmológico. “Fiz uma avaliação que vinha adiando e consegui esclarecer minhas dúvidas durante o atendimento”, comemorou.

Autoridades 

O evento contou com a presença dos deputados estaduais Karlos Cabral (PSB), Wagner Camargo Neto (SD), Bia de Lima (PT), Rubens Marques (UB), Mauro Rubem (PT), do presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (UB), e do deputado federal Zacarias Calil (UB). Estiveram presentes, ainda, o prefeito da cidade, Aderson Liberato Gouveia (PT), líderes municipais e o diretor-geral da Câmara Municipal de Goiânia, Welington Peixoto.

A realização do programa ocorre no ano em que a cidade celebra 299 anos, em julho. O prefeito Aderson Gouveia disse que a presença dos parlamentares integra o calendário comemorativo do município. “Estamos próximos de comemorar os 300 anos da nossa cidade e já começamos a celebrar com a realização desse evento. A vinda dos deputados faz parte desse marco”, exultou o prefeito.

O deputado Karlos Cabral lembrou que o programa possibilita o contato direto entre parlamentares e população, além do encaminhamento das demandas locais à Assembleia Legislativa. Segundo ele, a iniciativa também envolve parceria com a prefeitura e a escolha estratégica do município para sediar a edição.

Segurança

No âmbito da segurança durante os eventos, o policial legislativo Warley Vieira explicou que o departamento atua desde a organização até o encerramento da programação. O trabalho inclui acompanhamento da divulgação, contagem de público, execução das atividades e segurança de deputados, servidores e do presidente da Assembleia Legislativa. A atuação ocorre de forma integrada com a Polícia Militar e a Polícia Civil. Na cidade de Goiás, graças a esse cuidado, tudo correu dentro do previsto, em total normalidade. 

Os moradores tiveram a oportunidade de ver apresentações culturais organizadas pelo diretor de Cultura, Esporte e Lazer da Casa de Leis, Ricardo Fortunato. Entre as atrações estiveram a Procissão do Fogaréu, o grupo de violeiros Os Filhos de Ouro Fino, o bloco Mulherada Comigo Ninguém Pode, a banda do Colégio Militar João Augusto Perillo e apresentação do cantor Hugo Mota e outros.

Além de atividades culturais, o evento homenageou aproximadamente mil pessoas, em sessão solene itinerante. São homens e mulheres que contribuem para o desenvolvimento da cidade e foram agraciados com o Certificado de Honra ao Mérito.

Ao final da programação, foi anunciada a próxima edição do Programa Deputados Aqui. A 35ª edição será realizada no dia 31 de janeiro, no município de Indiara.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.