Ícone alego digital Ícone alego digital

Wilde Cambão tem duas medidas sancionadas em seis meses, com relevo para a que trata da execução das emendas impositivas

29 de Julho de 2024 às 14:00
Crédito: Carlos Costa
Wilde Cambão tem duas medidas sancionadas em seis meses, com relevo para a que trata da execução das emendas impositivas
Deputado Wilde Cambão

Na primeira metade de 2024, o deputado Wilde Cambão (PSD) apresentou dezoito projetos de lei e logrou a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) em duas medidas de sua autoria. A prorrogação, por 24 meses, a contar do seu final, do prazo de execução pelos municípios do objeto das emendas individuais impositivas destaca-se como propositura convertida em lei.

Trata-se da Lei Estadual nº 22.781/2024, originalmente projeto de lei nº 5581/24, que trata da execução e da conclusão do objeto de emendas parlamentares.

Mais especificamente, dispõe a matéria que “fica automaticamente prorrogado, por 24 meses, a contar do seu final, o prazo de execução pelos municípios do objeto das emendas individuais impositivas constantes da Lei nº 21.760, de 29 dezembro de 2022. A norma estima a receita e fixa a despesa do Estado de Goiás para o exercício de 2023, cujo plano de trabalho foi homologado por portaria do secretário de Estado da Saúde e cujos recursos já foram transferidos ao respectivo Fundo Municipal de Saúde”.

A justificativa para a prorrogação é de que vários municípios beneficiados por emendas impositivas, em 2023, apresentaram dificuldades técnicas para executar, no prazo fixado, o objeto das emendas, apesar de terem recebido os valores. “Diante do escoamento do prazo, tais recursos deverão ser devolvidos ao Tesouro Estadual, causando prejuízos à população local, que deixará de ver efetivado o benefício esperado”, explica Cambão. "Assim", enfatiza, "é preciso a renovação do prazo".

Foi validada também pelo Poder Executivo e publicada no Diário Oficial do Estado como Lei nº 22.732, de 4 de junho de 2024, a medida que declara de utilidade pública o Grupo Renascer do Estado de Goiás. Por iniciativa do legislador, a propositura seguiu seu rito processual na Assembleia Legislativa sob o nº 2677/24.

Outros projetos de lei apresentados

Processo nº 2683/24: Autoriza a utilização das escolas da rede pública estadual para a prática de atividades de combate à insegurança alimentar e nutricional no Estado de Goiás.

Processo nº 2676/24: Declara de utilidade pública o Grupo Assistencial Adolfo Bezerra de Menezes.

Processo nº 4425/24: Prioriza a vaga escolar para alunos, cujos pais ou responsáveis sejam idosos, em escolas da rede pública estadual próximas de sua residência.

Processo nº 4424/24: Estabelece direitos às mulheres que sofrerem perda gestacional e neonatal em estabelecimentos de saúde do Estado de Goiás.

Processo nº 9985/24: Declara de utilidade pública a Associação Esportiva Cristal (AEC), sediada no município de Cristalina.

Processo nº 11243/24: Obriga a informação sobre a presença de substâncias psicoativas na composição de cosméticos no Estado de Goiás.

Processo nº 11242/24: Institui o Dia do Desapego Consciente, que visa ao incentivo da doação de materiais e objetos reutilizáveis, promovendo sua adequada destinação no Estado de Goiás.

Processo nº 11241/24: Institui a Política Estadual de Incentivo à Leitura.

Processo nº 11240/24: Institui a Semana de Conscientização das Deficiências Psicossociais.

Processo nº 6635/24: Obriga a apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais para profissionais que atuem em espaços clínicos que atendam crianças e adolescentes com deficiência no Estado de Goiás.

Processo nº 12993/24: Proíbe o uso de aplicativos e programas de inteligência artificial para a criação de deep nudes no Estado de Goiás.

Processo nº 12994/24: Estabelece diretrizes para a criação da Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Testículo.

Processo nº 14320/24: Estabelece a Política Estadual de Proteção a Crianças Contra Brincadeiras Nocivas e Desafios Perigosos nos Ambientes Virtuais.

Processo nº 14313/24: Institui o Dia Estadual de Conscientização sobre a Enterocolite Necrosante.

Processo nº 14312/24: Institui o Plano Estadual de Combate ao Crime de Perseguição, denominado SOS Stalking, no Estado de Goiás.

Processo nº 14171/24: Declara de utilidade pública o Conselho Central Santa Luzia da Sociedade de São Vicente de Paulo, sediado em Luziânia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.