Ícone alego digital Ícone alego digital

Notícias dos Gabinetes
De iniciativa do deputado Mauro Rubem, audiência pública debaterá a crise do Samu

22 de Julho de 2024 às 12:40
De iniciativa do deputado Mauro Rubem, audiência pública  debaterá a crise do Samu

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizará uma nova audiência pública para debater a crise do Samu proposta pelo deputado Mauro Rubem, líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Casa.

A reunião pública será realizada no dia 23 de julho de 2024, às 9 horas, no auditório 2 da Alego.

Para o deputado Mauro Rubem, a frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Goiânia enfrenta uma situação crítica que perpassa toda a atual gestão da Prefeitura de Goiânia. “Sou servidor público da área da saúde e afirmo, com certeza, que, desde os períodos mais críticos da pandemia de covid-19, o serviço tem funcionado precariamente, não há uma atuação da prefeitura para resolver o problema. A população está desassistida”.

Rubem destaca que essa condição precária compromete significativamente o atendimento de urgência e emergência na Capital. “É imperativo que o município de Goiânia disponha de um maior número de ambulâncias do Samu em boas condições de funcionamento. Apenas cerca de seis ambulâncias, representando um terço das disponíveis, têm operado regularmente. Isso é insuficiente e pode estar custando vidas humanas, inadmissível”.

Segundo o art. 40, I e II, do Anexo III da Portaria de Consolidação MS.GM nº 3, de 28 de setembro de 2017, o SAMU 192 e a Central de Regulação de Emergências têm definições claras: "Art. 40. Para efeito deste Capítulo, considera-se:

I - Samu 192: componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências que visa chegar precocemente à vítima após um agravo à sua saúde (clínico, cirúrgico, traumático, obstétrico, pediátrico, psiquiátrico, etc.), que possa levar a sofrimento, sequelas ou morte, mediante envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação das Urgências.

 II - Central de Regulação das Urgências: estrutura composta por profissionais capacitados em regulação dos chamados telefônicos de urgência, que realizam a classificação e priorização das necessidades de assistência, além de ordenar o fluxo de referências e contra referências dentro da Rede de Atenção".

Por fim, Rubem destaca que “o funcionamento inadequado do Samu compromete todo o planejamento e operação da estrutura de emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia. A ausência de ambulâncias em boas condições de uso devido a defeitos e à falta de renovação da frota pela Prefeitura é um problema grave, que precisa ser resolvido com urgência. Convidamos a população, autoridades e todos os interessados a participarem dessa audiência pública para debatermos soluções para a crise do Samu em Goiânia. Data: 23 de julho de 2024; 09 h, no Auditório 2 da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás.

Contato: Gabinete 15 Deputado Mauro Rubem (PT)

Fone:(62) 32210-2507

Gabinete Dep. Mauro Rubem Conteúdo de responsabilidade do deputado e sua assessoria de imprensa, não representando opinião ou conteúdo institucional da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.