Ícone alego digital Ícone alego digital

Festa religiosa de Itaguaru é oficializada como patrimônio cultural e imaterial

05 de Agosto de 2024 às 07:13

Foi sancionada pela Governadoria a Lei Estadual 22.839, originalmente projeto de lei nº 2624/24, que dispõe sobre o reconhecimento da Folia de Santo Reis, no município de Itaguaru, como Patrimônio Cultural e Imaterial Goiano. A lei é de autoria do deputado Coronel Adailton (Solidariedade).

Emancipada há 65 anos, a cidade de Itaguaru realiza, anualmente, a festa folclórica de origem católica Folia de Reis para reviver a chegada dos Três Reis Magos a Belém, quando visitam o recém-nascido Jesus. Eles levaram três presentes: o ouro, que representa o símbolo da realeza; a mirra, representando a imortalidade; e o incenso, em referência à espiritualidade e à fé.

Mundialmente conhecido como o Dia de Reis, a tradicional celebração de Itaguaru ocorre por mais de dez dias, com início na véspera de Natal e encerramento no dia 6 de janeiro. Os cinco grupos temáticos, batizados como Folia dos Amigos, Sertãozinho, Folia do Brejo Grande, Folia do Barreiro e Folia dos Pintos, com 30 integrantes cada, em média, fazem o chamado “giro” pela zona urbana e rural da cidade. 

Tudo começa com a “pega da bandeira”. Na sequência, fazem o “giro” pelas fazendas ou pela cidade, com paradas para almoço, jantar, o pouso e o descanso, para seguir noutro dia, até o encerramento. Ao final, acontece o recolhimento da Bandeira dos Santos Reis na casa do festeiro, onde há celebrações com orações, oferta de almoço e a escolha do próximo festeiro, momento de grande disputa entre os moradores, movidos pela fé e tradição da festa.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.