Gestor Robert Bonifácio da Silva fala sobre desenvolvimento tecnológico no Programa Visão da Política
O desenvolvimento tecnológico de Goiás é o tema abordado pelo subsecretário de Formação de Talentos e Transformação Digital da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-GO), Robert Bonifácio da Silva, em entrevista ao Programa Visão da Política. A atração da TV Assembleia Legislativa é comandada por Monalisa Carneiro.
Robert Bonifácio é cientista político e professor da Universidade Federal de Goiás (UFG). Na entrevista, o primeiro tópico abordado pela apresentadora é a democratização do acesso à tecnologia. Monalisa questionou o gestor sobre a proposta da pasta para promover a inclusão digital, e Silva afirmou que o caminho está na educação. “A gente ocupa posição periférica em relação a isso. Em geral, somos mais consumidores do que criadores de produtos. Então, temos que tentar superar isso, ter uma soberania tecnológica. E uma maneira de se fazer é ensinar. Temos a rede Escola do Futuro, um sistema de primeiro mundo, espalhado em cidades do interior, com o objetivo de promover ensino profissional com foco em tecnologia”, explicou.
O subsecretário afirmou que as Escolas do Futuro se propõem a entregar, para o cidadão, ensino de qualidade somado à capacitação tecnológica para pessoas que não têm condições de pagar por cursos particulares. “A Escola do Futuro é para todos, independentemente da classe social. No entanto, temos números que comprovam que a maior parte dos que estudam lá são vulneráveis por diversos motivos, como a localização. Bairros populosos, mais periféricos, são habitados por pessoas mais vulneráveis”, apontou.
O gestor defendeu que somente com investimentos em escolas públicas, que abarcam o segmento mais vulnerável, será possível criar melhores condições de vida para os brasileiros. “Pouco adianta ter poucas escolas muito boas para pessoas que pagam muito bem. Isso, em termos de Estado, em termos de País, não alavanca o nosso pensamento".
A entrevista vai ao ar nesta quarta-feira, 7, após a transmissão da sessão plenária. A TV Assembleia Legislativa pode ser acessada pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo portal.al.go.leg.br e ainda pelo canal do YouTube.