Conheça Emival Bueno, corretor goiano que deu nome à avenida onde se localiza o Palácio Maguito Vilela
Emival Bueno é o nome da avenida na qual se localiza a nova sede da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), no Setor Park Lozandes. A história por trás do nome é em homenagem ao corretor de imóveis que faleceu vítima da covid-19.
Desde o dia 11 de janeiro de 2022 está em vigor a Lei Ordinária municipal nº 10.734, que denomina como Emival Bueno a via que passa em frente ao Palácio Maguito Vilela, atual sede do Poder Legislativo goiano. O projeto de lei tramitou na Câmara Municipal sob o nº 111/21 e foi protocolado pelo então vereador Marlon Teixeira (Cidadania), após um pedido do deputado Lucas Calil (MDB).
Calil pontuou que a avenida é tão recente quanto o próprio Palácio Maguito Vilela e foi construída exclusivamente para servir de acesso principal a nova sede do Poder Legislativo goiano. Ele destacou, ainda, que o projeto de lei que deu nome à avenida foi apresentado por ele, num pedido que fez ao então vereador Marlon, para que protocolasse a matéria na Câmara de vereadores de Goiânia. “Emival Bueno foi uma grande personalidade que faleceu em decorrência da covid-19. Então, foi uma forma de homenagear esse grande cidadão goiano e também uma homenagem às pessoas que lutaram contra essa doença. Emival foi um grande parceiro em vida e a gente tem muita saudade dele”, declarou o parlamentar.
Na justificativa do texto que tramitou na Câmara Municipal, o então vereador Marlon destacou que a nomenclatura é em homenagem ao corretor de imóveis. Natural de Goiânia, o corretor cresceu na Capital e, devido a sua profissão, possuía vasto conhecimento sobre os bairros da cidade. Vítima da doença pandêmica, Emival era pai do vereador Lucas Kitão (UB) e de mais três filhos - Thiago, Emival Filho, e Vinícius - e era casado com a senhora Rosângela Ferreira Pires.
O corretor faleceu no dia de seu 64º aniversário,13 de fevereiro de 2021, e foi um duro golpe para família. Há época, o vereador Lucas Kitão usou as redes sociais para prestar homenagens ao pai. “ Em vias diferentes, seguiremos na mesma direção e na mesma sintonia de sempre, pai! A tempestade vai passar e eu honrarei seu legado, do homem mais astral, simples e alegre com quem tive a oportunidade de conviver e aprender muito”, escreveu.
Em nota à Agência de Notícias, Kitão declarou que fica honrado com a homenagem ao seu pai e ressaltou a paixão de Emival por Goiânia. “Tinha orgulho de contar que foi criado no Setor Sul e que, ao longo de 40 anos de carreira como corretor de imóveis, conhecia cada canto da cidade e acompanhava de perto seu crescimento. Infelizmente, também foi uma vítima da covid-19. Nos deixou cedo, mas ficou seu legado de amor e dedicação ao próximo! ”, declarou. Por fim, o vereador agradeceu à Alego por relembrar a história do pai. “Nossa família fica agradecida pela lembrança da Assembleia, por uma das casas de leis mais bonitas e organizadas de nosso País estar localizada na avenida que leva o nome dele. ”
Ainda na justificativa do projeto de lei, Marlon Teixeira ressaltou que a homenagem é em memória de todos os goianos que perderam suas vidas em decorrência de complicações de covid-19. O último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), publicado em fevereiro de 2023, aponta que 28 mil goianos foram vítimas da doença.