Cairo Salim comemora abertura de penitenciária com regime humanizado em Paraúna
O deputado Cairo Salim (PSD) subiu à tribuna, durante as discussões da Ordem do Dia da sessão ordinária, na manhã desta quinta-feira, 8, para parabenizar a prefeitura e a comarca do município de Paraúna pela implantação da primeira Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) do Estado. Trata-se de modelo de instituição penitenciária que é baseado na dignidade do preso.
“É um regime diferenciado de prisão, que é comum em Minas Gerais. Foi construída em terreno doado pela prefeitura e funciona com doações de entidades sociais. Possui regimes fechado e semiaberto e todos os presos são obrigados a trabalhar”, informou o parlamentar.
Salim descreveu detalhes do funcionamento e as vantagens do novo sistema: “Possui uma cozinha industrial, onde os presos fazem a própria comida. Não é para criar monstros, mas para devolver um cidadão melhor para sociedade. Bobagem defender maus-tratos, porque vai voltar para sociedade. Não temos prisão perpétua”.
O legislador defendeu que o estabelecimento seja utilizado como exemplo para os demais municípios goianos. “É preciso garantir o mínimo de segurança. Não é tratar com regalias, mas recuperar através do trabalho e atendimento psicológico. Isso acaba sendo até terapêutico para o preso que vai ficar vários anos. Ajuda a pena a passar mais rápido, além de sair com profissão e poder ser recebido com dignidade pela sociedade”, arrematou.