Anderson Teodoro projeta substituir imagem de idoso em placas de sinalização
O deputado Anderson Teodoro (Avante) apresentou ao Parlamento goiano projeto que propõe alteração do atual pictograma do idoso – representado por uma figura humana curvada utilizando uma bengala – em vagas de estacionamento, assentos, filas e outros locais. A ideia é que essa imagem seja substituída por outra de uma pessoa ereta com a sinalização “60+”. Protocolado com o nº 16999/24, o processo será lido em Plenário, para depois ser enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ).
De acordo com Teodoro, o objetivo da alteração do pictograma atual é evitar o etarismo, que consiste em qualquer tipo de ação e/ou pensamento que consista no preconceito, intolerância e na discriminação contra pessoas mais velhas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.
O legislador anota que, atualmente, o símbolo utilizado para representar pessoas com mais de 60 anos pode ser considerado pejorativo, gera estereótipos negativos e, por conseguinte, ao contrário do que deveria ser, contribui para o etarismo. "Por essa razão, a mudança desse símbolo é necessária para promover uma representação mais justa, inclusiva e respeitosa das pessoas a partir de 60”, afirma o deputado em sua justificativa.
Ele ressalta que o novo símbolo a ser adotado expressa inclusão, respeito e honra às pessoas acima de 60 anos e reflete valores inerentes a elas, como dignidade, experiência e sabedoria. “Entende-se que a propositura é uma forma de combater o etarismo em nosso Estado, além de incentivar a sociedade a enxergar e tratar essa significativa parcela da sociedade com mais respeito”, completa.