Bruno Peixoto postula cidadania goiana ao radialista mineiro José Arliwan Elias
O presidente da Casa de Leis, deputado Bruno Peixoto (UB), pleiteia, por meio do projeto de lei nº 16995/24, a concessão do Título de Cidadania Goiana ao radialista e empresário do ramo de comunicação José Arliwan Elias. O tributo se dá em função do papel desempenhado no Estado de Goiás, considerado na propositura como de suma importância.
Natural de Campo Belo (MG), o homenageado migrou para Goiás no final da década de 1970. Morador, a princípio, da cidade de Anápolis, Arliwan também viveu em São Francisco de Goiás. De 1996 a 2000, trabalhou na Rádio São Francisco, nos programas "Sábado Alegre" e "Ciranda da Cidade".
Em 1999, fundou o Jornal Sol Nascente e, em 2013, o Jornal Pulo do Gato. O homenageado também é fundador das editoras goianas Irmãos Elias Ltda e Tá na Mente Ltda, além do Instituto de Pesquisa Tá na Mente e da Revista Tá Na Mente. “Tem por lema defender os interesses do povo e preservar a cultura goiana”, frisa o autor da iniciativa na justificativa do projeto.
Em Goiás, Arliwan já recebeu diversas honrarias. Dentre elas, a Comenda Filhos que Brilham Oto Cardoso de Paiva, concedida pela Câmara Municipal de São Francisco de Goiás, a Comenda Arraiá São Francisco das Chagas, concedida pela prefeitura de São Francisco de Goiás, e o Título de Cidadania Anapolina, pela Câmara Municipal de Anápolis.
E, ainda, o Título de Honra ao Mérito, como entusiasta da cultura goiana, concedido pela Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). E também títulos de cidadania ouroverdense (Câmara Municipal de Ouro Verde de Goiás), petrolinense (Câmara Municipal de Petrolina de Goiás), franciscana (Câmara de Vereadores de São Francisco de Goiás), jaraguense (Câmara Municipal de Jaraguá) e jesupolina (Câmara Municipal de Jesúpolis).