Ícone alego digital Ícone alego digital

Cairo Salim propõe política de assistência a doentes renais crônicos

12 de Agosto de 2024 às 07:32

O deputado Cairo Salim (PSD) protocolou no Parlamento goiano o projeto 17079/24, com o qual propõe instituir em Goiás a Política Estadual de Atenção Integral à Saúde da Pessoa com Insuficiência Renal Crônica. Como primeiro passo da tramitação, a propositura será enviada para leitura em Plenário.

O objetivo é promover ações integradas e coordenadas para prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar as pessoas com insuficiência renal crônica, visando à melhoria da qualidade de vida e à redução da morbimortalidade relacionada a essa condição. Na justificativa, Salim lembra que se trata de doença grave, que pode levar à incapacidade funcional e à morte prematura caso não seja adequadamente diagnosticada e tratada.

“No Estado de Goiás, assim como em todo o Brasil, há um grande número de pessoas afetadas por essa condição, o que demanda a implementação de políticas públicas específicas para garantir o acesso universal e integral aos serviços de saúde necessários para prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os pacientes com insuficiência renal crônica”, informa o deputado.

Segundo Cairo Salim, a política proposta se faz necessária para garantir a efetivação do direito à saúde e o cumprimento dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando o acesso equitativo e de qualidade aos serviços de saúde destinados a esses cidadãos.

“Por meio das diretrizes estabelecidas nesse projeto de lei, busca-se promover a saúde, o bem-estar, a qualidade de vida e a inclusão social das pessoas com insuficiência renal crônica, garantindo-lhes o acesso integral aos serviços de saúde, prevenção e tratamento de quadros relacionados a essa condição”, finaliza o parlamentar.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.