Por iniciativa de Virmondes Cruvinel, Alego homenageou nordestinos que contribuem para o desenvolvimento de Goiás
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou pessoas oriundas do Nordeste do País que fizeram e continuam fazendo história em Goiás. Na sessão solene realizada sábado, 10, no Plenário Iris Rezende da Casa de Leis, por iniciativa do deputado Virmondes Cruvinel (UB), foram concedidos Títulos de Cidadania Goiana a vários nordestinos.
Ao abrir a solenidade, o legislador destacou a importância dos homenageados e discorreu sobre a importância dos nordestinos para Goiás. Cruvinel fez menção ao desempenho na educação realizado por homenageadas que atuam nesse segmento.
O legislador parabenizou os nordestinos empreendedores e saudou particularmente o empresário Francisco Ramos, conhecido como Chico, proprietário do tradicional Piri Bar. Ele reconheceu o trabalho dos empreendedores que conseguiram persistir e se manter durante a pandemia. “Viva a Goiás e aos nordestinos que ajudaram a construir nossa história”, finalizou.
Além do autor da proposta, compuseram a mesa diretiva: o procurador do Estado, Bruno Moraes Faria Monteiro, representando o vice-governador Daniel Vilela (MDB); o deputado estadual do Piauí, Luiz Henrique Sousa de Carvalho; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Marcello Terto Silva; o subprocurador-geral de Goiás, Alexandre Félix Gross; e o diretor-tesoureiro da Ordem dos Advogados do Brasil-seção Goiás (OAB-GO), Eduardo Alves Cardoso Júnior.
Celebração à terra nordestina
Cruvinel convidou Vini Queiroz para declamar um poema. O convidado agradeceu pelo convite e disse que, pensando em caminhadas, em resistência e em construção de uma sociedade, tinha escrito o texto especialmente para o ocasião.
Em seguida, o deputado convidou Raimundo Silva Júnior para fazer uma apresentação musical, cantando clássicos da cultura nordestina, como os sucessos de Luiz Gonzaga.
Oradores
Para subir à tribuna, Cruvinel convidou o deputado estadual piauiense Luiz Henrique Sousa de Carvalho (MDB), que falou de sua gratidão pela homenagem e afirmou seu carinho por Goiás. “Me sinto honrado em estar aqui recebendo este título. Eu amo este Estado, que tem uma sintonia com o povo nordestino. Aqui o povo é caloroso e hospitaleiro, semelhante ao povo piauiense. Eu adoro Goiás em todas as suas nuances.”
Para receber o título de cidadania, foram convidados: o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval de Araújo Feitosa; o empresário Francisco Ramos Mendes; as professoras Irene de Miranda Macedo, Marly Dias Irigon e Svethiana Batista de Morais; o assistente de Transporte e Obra da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), José Ribamar da Silva; o deputado estadual piauiense Luiz Henrique Sousa de Carvalho; o integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Terto e Silva; o tenente-coronel da Polícia Militar, Leonardo Trigueiro Cunha; e a ex-deputada estadual Rose Cruvinel.
O segundo orador da solenidade, desembargador Guilherme Lutemberg, usou a tribuna para reconhecer o trabalho realizado pelo conselheiro Marcelo Terto pelo trabalho desempenhado no CNJ em prol do Estado de Goiás. Lutemberg também ressaltou o trabalho do presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Carlos Aberto França, a quem ele estava representando na solenidade. Guilherme Lutemberg agradeceu pela honrosa e justa homenagem às personalidades presentes.
Para falar em nome das mulheres homenageadas, foi convidada a professora Marly Dias Irigon. “Partimos do Piauí com sonhos e esperanças e com o desejo de contribuir para o crescimento de uma nova terra. Goiânia nos acolheu de braços abertos”, afirmou.
Por fim, o conselheiro Marcelo Terto também subiu à tribuna para agradecer a homenagem. “Estado vanguardista, do ponto de vista logístico, tem tudo para oferecer ao Brasil, com essa grande parcela de Cerrado”, pontuou. Ele recitou o poema de Gilberto Mendonça Teles, “A musa goiana”, em homenagem ao Estado de Goiás. Terto enalteceu o trabalho executado pela ex-deputada Rose Cruvinel.