Socialização e oportunidades para a pessoa idosa são objetivos de medidas avalizadas pela comissão temática
Sob o comando do deputado Ricardo Quirino (Republicanos), a Comissão de Atenção à Pessoa Idosa se reuniu, no início da tarde desta terça-feira, 13, e avalizou medida para estimular a integração social em instituições de longa permanência. No encontro, realizado de forma híbrida, foi acolhido outro projeto de lei e uma proposição distribuída à relatoria, ambos de autoria parlamentar.
Com parecer favorável da deputada Rosângela Rezende (Agir), o texto protocolado sob o nº 3995/23, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), cujo objetivo é criar a Política Estadual de Apadrinhamento Afetivo de Idosos, foi autorizado pelos integrantes do colegiado.
A iniciativa pretende ampliar a integração social dos idosos residentes em instituições de longa permanência, asilos ou similares, por meio de apadrinhamento afetivo por pessoas da comunidade e, ainda, promover o bom convívio social dos idosos, fortalecendo ainda mais a saúde mental dessas pessoas.
Também relatado por Rezende, de forma positiva, o projeto de lei nº 7605/23, assinado pelo deputado George Morais (PDT), recebeu sinal verde do colegiado. Trata-se da criação do “Selo Empresa Amiga da Pessoa Idosa” e do “Título Amiga (o) da Pessoa Idosa”.
O objetivo é reconhecer instituições, empresas e entidades que promovam ações e políticas que beneficiam a população idosa, tais como acessibilidade, atendimento adequado, desconto e benefícios, políticas de inclusão social e empregabilidade, promoção da saúde e combate ao preconceito e à violência.
Distribuição
Foi destinado à relatoria do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) o processo nº 9986/23, de autoria do Dr. George Morais, que dispõe sobre a criação da Olimpíada da Terceira Idade, no Estado de Goiás.
De acordo com o projeto, a festividade será realizada todos os anos, entre os meses de julho e agosto, contemplando diferentes modalidades esportivas adaptadas à condição física dos participantes. Dr. George reforça que a população idosa representa uma parcela significativa da sociedade goiana, merecendo atenção especial para garantir sua qualidade de vida e bem-estar.