CCJ dá sinal verde à criação da Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Testículo
A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou, em reunião ordinária nesta terça-feira, 13, o parecer favorável do deputado Cristiano Galindo (Solidariedade) ao projeto de lei que institui, em Goiás, a Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Testículo.
A proposta, protocolada sob o n° 12994/24 e assinada pelo deputado Wilde Cambão (PSD), prevê o desenvolvimento de ações de conscientização e prevenção relacionadas ao mal, com o intuito de proporcionar melhor acesso aos serviços de diagnóstico e contribuir para a redução da mortalidade entre os homens.
Na justificativa da matéria, o deputado esclarece que, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de testículo corresponde a 5% do total de casos da doença em homens. O legislador enfatiza que o câncer de testículo preocupa, porque a maior incidência é em homens em idade produtiva, entre 15 e 50 anos. Nessa fase, há chance de ser confundido, ou até mesmo mascarado, por inflamação dos testículos e dos epidídimos (canais localizados atrás dos testículos e que coletam e carregam o esperma).
“A mortalidade e diagnóstico tardio se devem, principalmente, à falta de informação sobre seus sintomas. Quando em estágio inicial, o câncer de testículo possui sintomas comuns ao dia a dia dos homens, e muitas vezes ignorados, o que dificulta a descoberta antecipada da doença, fato que reforça a importância da divulgação educativa de caráter informativo e preventivo”, pontua.