Ícone alego digital Ícone alego digital

Bia de Lima promove audiência pública sobre o Plano Nacional de Educação

14 de Agosto de 2024 às 10:30

Dentro da programação da Semana de Ação Mundial pela Educação, a deputada estadual Bia de Lima (PT) promove, nesta quarta-feira, 14, no auditório 2, da Assembleia Legislativa de Goiás, a audiência pública “O PNE na Boca do Povo”, sobre as metas propostas no projeto de lei nº  2614/2024, do novo Plano Nacional de Educação, um arcabouço legal que determina as diretrizes, os objetivos, as metas e as estratégias para a educação brasileira para os próximos 10 anos. E, no saguão principal, serão expostos os 18 objetivos do PNE. 

A semana é a maior atividade de mobilização pela educação no mundo, realizada em mais de 120 países com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação. No Brasil, desde 2014 ela é dedicada ao monitoramento da implementação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), previsto na Lei nº 13.005/2014. 

Este ano, a proposta é discutir o projeto de lei 2614/2024, que estabelece o novo Plano Nacional de Educação para o decênio 2024-2034, encaminhado pelo presidente Lula no início de junho ao Congresso Nacional e que se encontra em tramitação na Câmara dos Deputados.

De acordo com Bia de Lima, por mais que a educação seja um direito constitucional de todos, é preciso aprofundar no assunto, para que toda a sociedade participe do debate daquele é a espinha dorsal do ensino no país. 

“Conforme o art. 205 da Constituição Federal, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família e deve ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Por isso, consideramos que a garantia plena do direito à educação é condição para atingirmos, de fato, a justiça social no País”, aponta Bia de Lima. 

A audiência pública, que terá início às 14 horas, contará com a participação de representantes de entidades representativas da educação, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), o Sindicato dos Professores de Goiás (Sinpro), bem como as instituições de ensino superior UFG, IFG, UEG, entre outras. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.